Reportagem premiada fala sobre o etnoturismo praticado em aldeias indígenas de Tangará da Serra
Estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Tangará da Serra foram premiados por reportagem sobre etnoturismo na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação foi realizada terça-feira, dia 24 de setembro, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Com a reportagem “Turismo de Saberes: conhecendo a cultura do outro como forma de lazer” os acadêmicos Arlânio Freitas, Jadielly Pinheiro, Julia Ribeiro, Lescar Artioli, Maria Heloisa Oliveira, Noe Massaroli e Ryan Chagas foram os grandes ganhadores da categoria especial ‘Jornalismo Universitário’.
É a primeira vez que a categoria está no prêmio, e seleciona o melhor conteúdo jornalístico desenvolvido durante o curso de graduação. A reportagem premiada foi produzida em 2023 durante a disciplina de Jornalismo Digital, ministrada pela professora Amanda Nôleto.
“É muito gratificante receber esse prêmio, ainda mais pelo grupo ter sido o primeiro a ganhar nesta categoria. Então já é um portfólio grande para nós que ainda estamos completando a graduação”,
afirmou o acadêmico Arlânio Freitas.
A estudante Maria Heloisa Oliveira conta que foi uma experiência única.
“Agradeço a oportunidade que a universidade pública oferece para produzirmos pesquisas e conteúdos que vão contribuir de alguma forma para a sociedade, estou muito feliz e motivada a continuar. A nossa participação também fica de incentivo, para mais estudantes da Unemat”,
finaliza.
De toda a região Centro-Oeste, Mato Grosso foi o estado que recebeu maior quantidade de inscrições, foram 138 inscritos, dos quais 34 foram selecionados para a final da etapa estadual. Agora, os trabalhos seguem concorrendo na fase regional, que levará os finalistas à Brasília para a etapa nacional.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo homenageou profissionais que se destacaram na comunicação sobre empreendedorismo nas categorias áudio, fotojornalismo, texto, vídeo e universitário.
1° lugar: Elayne Mendes – Empreendedorismo materno: o cuidar em todos os sentidos (CPA FM);
2° lugar: Alex Marques Bettinardi – Economia criativa (Rádio Centro América FM Rondonópolis);
3° lugar: Rômalo Bessa – Consultoria pode impulsionar crescimento de Microempresas (Mato Grosso no Ar).
1° lugar: Everaldo Galdino – Cervejas artesanais conquistam consumidores em Cuiabá (Site e Revista RDM);
2° lugar: Camila Ribeiro dos Santos Lima – Mapa das startups em Cuiabá, a 2ª capital do Centro-Oeste em inovação (Hipernotícias).
1° lugar: Caroline Mesquita de Faria – ‘Casa de cupim’: família constrói imóveis 10°C mais frescos usando barro e materiais recicláveis em MT (G1 MT);
2° lugar: Cátia Crissiani Alves – Mato Grosso é o estado que mais atua no ecoturismo (Jornal Estadão Mato Grosso);
3° lugar: Amábile Monteiro – Empreendedora que perdeu visão e movimento das pernas cria clínica de massagem em MT: ‘autonomia’ (G1 MT).
1° lugar: Camila Regina Freitag – Empreendedores adotam responsabilidade ambiental e social nos negócios (TV Centro América);
2° lugar: Luisa Câmara – Pequenos produtores destinam alimentos para merenda escolar (TV Globo/Centro América);
3° lugar: João Carlos Morandi – Sustentabilidade e lucratividade podem caminhar juntos (TV Centro América – Sinop).
1° lugar: Ryan Chagas da Cruz – Turismo de Saberes: conhecendo a cultura do outro como forma de lazer (Unemat – Campus Tangará da Serra);
2° lugar: Nathânia Cristina Ortega Santos – Empreendedorismo feminino: as barreiras da dupla jornada (Universidade Federal de Mato Grosso).