Diário da Serra

MUTIRÃO - Sema encerra nesta quinta atendimentos sobre CAR Digital em Tangará

Maricelle Lima Vieira | Sema-MT 25/09/2024 Rural

Objetivo de sanar dúvidas sobre a validação do registro ambiental nas propriedades

Rural

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participa do Mutirão CAR Digital em Tangará da Serra, que tem o objetivo de sanar dúvidas sobre a validação do registro ambiental nas propriedades.

O produtor José Joaquim Camelo, da chácara Nossa Senhora Aparecida, buscou orientação com os técnicos da Sema para regularizar sua propriedade de 18 hectares, onde produz, café, banana, hortaliças e cabeças de gado.

“Vendo para feirantes de Tangará da Serra e região e o gado faço negócio com vizinhos. Estou na cidade desde 1972, sou natural da Bahia, mas tenho muito orgulho do que construí em Mato Grosso. Sem o CAR não conseguiria ter uma renda fixa. Minha maior dor de cabeça era por falta de conhecimento. Com a orientação da técnica que me atendeu, ela explicou que o meu processo vai para homologação, mas terei que esperar alguns dias. Situação simples que por falta de ter procurado ajuda antes, perdi várias noites de sono”, contou.

Presente na abertura do evento, na noite da última segunda-feira, 23, a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, pontuou que o cadastro ambiental rural é a identidade do imóvel com todas as características da propriedade como: hidrografia, o uso do solo, o tipo de vegetação e obras de infraestrutura.

“O CAR é o conjunto de informações ambientais da propriedade. O Código Florestal Brasileiro, exige que o produtor crie essa identidade e que tenha uma base de dados, para que os órgãos de governo possam fazer o acompanhamento e a fiscalização”, explica.

O presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Romeu José Ciochetta, agradeceu a parceria com a Sema e enalteceu a iniciativa que tem o objetivo de orientar o produtor.

“É muito importante entender como o sistema funciona e sua importância. O CAR é o RG de tudo que um produtor investiu ao longo da sua vida de muito trabalho e dedicação. Entender para que serve e suas particularidades é um passo grande para qualquer homem do campo”.

Os atendimentos com os analistas do CAR começaram na terça-feira, 24 e encerram nesta quinta-feira, 26, das 8h às 17h, no Sindicato Rural, no Parque de Exposições, na Avenida Lions Internacional, Parque da Serra.

Victor Hugo Donato de Moraes, que atende 20 produtores da cooperativa Coprodia (Usina de Álcool de Campo Novo dos Parecis), saiu muito satisfeito com todas as orientações que recebeu.

“Trouxe várias situações de cooperados que desejam regularizar algumas pendências para estar com o CAR validado. Ouvi atentamente cada uma delas e estou levando para explicar aos produtores que irão analisar cada particularidade”, destaca ele.

Foram convidados para participar produtores de todos os municípios da região, entre eles: São José do Rio Claro, Nova Maringá, Diamantino, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Sapezal e Campos de Júlio.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria