Diário da Serra

Curtas

Redação DS 27/09/2024 Curtas

CURTAS – 27 DE SETEMBRO DE 2024

CURTAS – 27 DE SETEMBRO DE 2024

Investigação

Vinte candidatos a vereador são investigados pelo Gaeco por terem suas campanhas eleitorais supostamente financiadas pelo Comando Vermelho (CV) em ao menos oito cidades de Mato Grosso. O investimento seria repassado em dinheiro vivo aos candidatos, que são selecionados por lideranças da facção em bairros, regiões e pequenas cidades.

Vantagem

As apurações mostram que o CV está lavando dinheiro do tráfico em campanhas políticas para obter vantagens nas câmaras municipais do estado. O coordenador do Gaeco, Adriano Roberto Alves, afirma que estão monitorando candidatos em Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Cáceres, Sinop, Primavera do Leste, Sorriso e Alta Floresta.

Oportunidade

Para o Gaeco, o CV viu na política a oportunidade de lavar dinheiro sem ser detectado pelos órgãos policiais. Essa estratégia preocupa o estado, pois esses candidatos, caso eleitos, podem se tornar prefeitos, deputados e até senadores. “Estamos acompanhando isso de perto, e, até o momento, o Gaeco investiga 20 candidatos”.

Sessões suspensas

A presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), suspendeu as sessões ordinárias que deveriam ocorrer nesta semana e no dia 2 de outubro. As sessões, que ocorrem apenas às quartas-feiras, serão retomadas no dia 9 do próximo mês. As suspensões das sessões dão uma folga e permitem que os deputados retornem às suas bases para apoiar os seus candidatos na reta final de campanha.

Diário da Serra

Notícias da editoria