Quinze atletas de Tangará participarão das Olimpíadas, que terão provas de atletismo, futsal, natação e tênis de mesa
Se você está procurando um lazer para o final de semana, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra convida toda a população para prestigiar a 8ª Olimpíadas Regional das Apaes.
A abertura do evento será nesta sexta feira, dia 27 de setembro, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes Douglas Poyane, na Vila Olímpica, e no sábado, 28, a partir das 7h e durante o dia todo as provas acontecerão no Estádio Municipal Antônio Porfírio de Brito – Porfirão.
O evento reunirá cerca de 60 alunos das Apaes das cidades de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Tangará da Serra, em provas de atletismo, futsal, natação e tênis de mesa. Desse total, 15 atletas de Tangará da Serra participarão das Olimpíadas.
Os alunos participarão da competição de futsal na sexta-feira, disputa entre Tangará e Barra do Bugres. Já no sábado as provas serão de natação, tênis de mesa e atletismo, sendo corrida de 100 metros, 200 metros, 400 metros, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em distância, arremesso de peso, dentre outras.
A diretora da escola Especial Raio de Sol, Inês Fátima Tramontina, faz o convite.
“A gente está preparando tudo com muito carinho para que a população veja o potencial e a qualidade dos alunos, então população não deixe de prestigiar”.
A atividade esportiva para crianças, adolescentes e adultos com deficiência é de extrema importância, o professor de educação física e responsável pela organização do evento, Marcio Antônio de Oliveira, fala sobre esses benefícios.
“Promove o desenvolvimento pessoal, contribui para a socialização, que é a parte mais importante para os alunos, e incentiva a empatia, dentre outros benefícios”.
As Olimpíadas das Apaes é um evento da Federação Nacional, desenvolvido por etapas, regional, estadual e nacional. Neste primeiro momento as Apaes que participarão do evento disputam a etapa regional.
O brilho nos olhos e a ansiedade para dar início a mais uma Olimpíadas Regional das Apaes, demonstra o quanto alunos da Escola Especial Raio de Sol de Tangará da Serra desejam mostrar suas habilidades e competências em campo. Muitos desses atletas estão competindo pela quinta vez, como é o caso do Claudinei Gonçalvez de Oliveira, de 48 anos.
“É muito bom participar, ganhar e viajar. Faz muito tempo que eu participo e conhecer pessoas diferentes é bem legal”,
conta o atleta, que há 28 anos estuda na instituição em Tangará.
Nesta olimpíada ele competirá no futsal e no atletismo, nas modalidades de lançamento de disco e arremesso de peso. O entusiasmo, dedicação e determinação são sentimentos que ele carrega consigo para dar o melhor nas provas.
“Nós vamos ganhar da Barra e dos outros times que vão ter”.
As Apaes têm um histórico de promover atividades inclusivas e as olimpíadas são um dos momentos mais esperados no calendário da instituição.
Para o atleta Rafael Antônio Ramos dos Santos, de 21 anos, o treino é fundamental para ajudar a garantir a vitória nos jogos.
“Eu acho bem legal o jogo de futsal, os treinos que o professor faz e os materiais que mandam pra gente”,
conta, ao convidar toda a população para prestigiar o evento e torcer pelos alunos de Tangará da Serra.