São quase 16 mil vagas a mais que em 2022, em que foram estimadas 94.679 mil vagas
O final do ano se aproxima e faltando apenas três meses para as celebrações, o comércio já inicia o processo de contratações. A boa notícia para quem está sonhando com uma vaga no mercado de trabalho é que 30% dos empresários do setor de comércio e serviços devem abrir vagas nos próximos meses, sendo aproximadamente 110 mil vagas sejam temporárias, informais, efetivas ou terceirizadas. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). São quase 16 mil vagas a mais que em 2022, em que foram estimadas 94.679 mil vagas.
De acordo com o levantamento, entre os empresários que pretendem abrir vagas nos próximos meses, serão contratados em média, dois profissionais por empresa. 54% contrataram ou pretendem contratar funcionários temporários, sendo a média de 1,8 colaboradores e o tempo médio da contratação de 2,3 meses. Entre esses, 26% devem ser efetivados, sendo a média de 1,2 colaboradores. Por outro lado, 51% não pretendem efetivar funcionários temporários, e 23% não sabem. Três em cada quatro entrevistados (33%) pretendem contratar por tempo indeterminado.
Quanto a modalidade das contratações, 52% pretendem contratar funcionários sem carteira assinada, 45% registrados pela empresa e 20% terceirizados.
Entre os empresários que farão contratações para o final de ano as principais razões são: suprir a demanda que aumenta neste período do ano (55%), estão confiantes devido as boas vendas deste ano (28%), precisam expandir a empresa (22%) e querem investir na qualidade dos seus serviços (22%).