Diário da Serra
Diário da Serra

RESPONSABILIDADE SOCIAL – Em palestra à empresas, Instituto Pró Vale fala sobre rede de voluntariado

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 29/09/2024 Geral

A intenção é aumentar a rede de voluntariado para todo o município

Geral

O Instituto Vale do Sepotuba de Responsabilidade Social - Pró Vale realizou no último dia 28 de setembro, na Associação Comercial, uma apresentação sobre a rede de voluntariado do instituto, com a participação de Elcida Maier com o tema ‘Voluntariado e seus reflexos’.

O objetivo do encontro, de acordo com a coordenadora administrativa e analista de projetos Cláudia Serrano, foi apresentar o projeto de rede de voluntariado para colaboradores de algumas empresas, a fim de aumentar essa rede para todo o município.

“Objetivo é fazer com que as empresas entendam o que é ter responsabilidade social e, bem como, permitam que seus colaboradores sejam voluntários do Instituto Pró Vale e de outras ações que assim acharem importantes dentro do município”,

explica.

“Essa parceria vem para fomentar o voluntariado, ela vem para poder contribuir com as ações sociais dentro do nosso município”,

completa.

O Instituto Pró Vale tem como principal objetivo o de promover estudos, pesquisas, amparo e proteção, com foco prioritário em adolescentes, assim como atua em prol a crianças, idosos e mulheres, em ações, projetos e programas sem distinção de gênero, e o respeito ao meio ambiente.

“(…) trabalhamos em efeito guarda-chuva, onde o Instituto Pró Vale administra toda a parte do projeto, elabora os projetos e faz toda aquela avaliação e, então, capita recursos para esses projetos e distribui para outras ONGs”,

explica.

“E da mesma forma as outras instituições que permitem que o instituto faça parte dos projetos realizados por ele. Temos exemplos dentro do nosso município que funciona, da certo e o melhor de tudo, com vários beneficiários na forma deste trabalho”.

“Então, esse projeto hoje é para chamar os empresários e permitir também que seus funcionários sejam voluntários, seja de mão de obra, de talento ou de contribuição financeira. O que enquadrar a cada um”.

Palestrante, a voluntária Elcida reforçou a satisfação em poder contribuir.

“Só de estar aqui já é um ato de voluntariedade. Ser voluntário é se disponibilizar para auxiliar, ouvir, ajudar, então, ao exercer o voluntariado você não precisa ter recursos financeiros, precisa apenas de vontade e disposição para fazer isso”,

garante, ao convidar a todos para serem também voluntários.

“A cidade de Tangará da Serra tem um espírito grande de serviços voluntários, tanto que, quando a gente faz a análise sob o aspecto da doação da destinação de recursos por ocasião do imposto de renda, Tangará da Serra já foi o município, por muitas vezes, primeiro lugar em arrecadação do estado. Então isso está muito forte e presente. E é tão bom contribuir, participar e sobretudo, despertar esse ser voluntário”.

Diário da Serra

Notícias da editoria