Diário da Serra
Diário da Serra

MT POR ELAS – Expedição Ser Família Mulher debate o enfrentamento a violência doméstica em Tangará

Redação DS 01/11/2024 Polícia

Nesta sexta serão assinados os Termos de Adesão ao Programa Ser Família Mulher

Evento iniciou nesta quinta-feira

Fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres nos municípios do Estado é o objetivo do evento que está sendo realizado em Tangará da Serra, através da Expedição Ser Família Mulher - MT por Elas, uma iniciativa do Governo do Estado, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

A programação, que iniciou nesta quinta-feira, dia 31 de outubro e segue nesta sexta-feira, 1º de novembro, conta com momentos de capacitações às equipes da rede socioassistencial, voltados para fortalecer o trabalho da rede pública e promover ações integradas.

“Em caso de violência doméstica a gente mete a colher sim e precisamos falar sobre isso. (…) Precisamos nos unir nesse combate”,

destaca a primeira-dama de Tangará e coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), Silvana Ló Masson, ao reforçar o convite à sociedade em geral, assim como aos integrantes dos serviços da rede a se juntarem a essa iniciativa, aproveitando essa oportunidade de qualificação e troca de experiências em prol dessa importante causa social.

“Estamos aqui com um objetivo muito forte e muita gente unida para fazermos esse combate a violência doméstica e o fortalecimento da mulher”.

Também presente no evento para falar sobre a rede de enfrentamento à violência contra mulher no contexto do Poder Judiciário, a titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Tangará da Serra, juíza Suelen Barizon Hartmann, afirmou que a violência dentro do ambiente familiar destrói a sociedade.

“Aqueles que estão na sociedade e que tem conhecimento de uma violência doméstica familiar acontecendo com o vizinho ou pessoa distante, busque essa pessoa, ofereça ajuda, porque a violência que começa dentro de casa ela irradia por toda a sociedade”.

“E aproveitem a oportunidade, aqueles que são profissionais do município, da rede, da polícia, do judiciário, que venham se capacitar e se fortalecer enquanto profissionais, para que a gente consiga fortalecer as mulheres da nossa sociedade e assim transformar a nossa sociedade num ambiente melhor para se viver”,

reforça o convite.

A programação segue nesta sexta-feira, com agendas simultâneas das 8h às 12h, para a implantação do programa ser família mulher e capacitações. Ainda no período da manhã, no Cras 2, será realizado o atendimento às mulheres da comunidade na van Ser Família Mulher. O veículo, pintado com a cor lilás, está equipado com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar, oferecendo assistência psicossocial e jurídica para as vítimas de violência.

O trabalho encerra no período da tarde, no auditório da Faculdade Anhanguera, oportunidade em que as autoridades municipais e estaduais assinarão os Termos de Adesão ao Programa SER Família Mulher.

Diário da Serra

Notícias da editoria