CURTAS – 11 DE FEVEREIRO DE 2025
A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, afirma que o déficit de servidores para atender a demanda atual dos cursos na instituição é de pelo menos 300 profissionais, sem contar a projeção de expansão do campi e da oferta de cursos. Atualmente, a UFMT conta com cerca de 1.600 docentes e 1.200 servidores técnico-administrativos.
Para atender às necessidades dos cursos atuais, a reitora estima que será preciso abrir pelo menos 200 vagas para servidores técnico-administrativos e cerca de 100 vagas para servidores docentes. “O que é necessário fazer é fortalecer o grupo”. Ainda não há previsão de um novo concurso, mas o diálogo deve ser feito nos próximos meses com o MEC.
A UFMT possui campus em Cuiabá, Pontal do Araguaia, Barra do Garças e Sinop. A instituição está na fase de conclusão do campus de Várzea Grande e uma nova unidade em Lucas do Rio Verde. Além disso, a reitora afirma que há demandas importantes de novos cursos, como da área da tecnologia e da odontologia, o que aumentará a necessidade de concursos.
Começa nesta terça-feira, 11, em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que reunirá gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Promovido pelo governo federal, o evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos. Na abertura, está prevista a participação do presidente Lula e de ministros.