Diário da Serra
Diário da Serra

Câmara implementa tradução remota em Libras na transmissão das Sessões

Larissa Grella / Ascom - Câmara Municipal 12/02/2025 Política

Poder Legislativo garantirá que pessoas com deficiência auditiva tenham pleno acesso às informações e deliberações ocorridas nas sessões e eventos realizados pela Instituição

Política

A quarta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Tangará da Serra, realizada na última terça-feira, 11 de fevereiro, foi marcada pela estreia da transmissão remota com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O serviço, a partir de agora, contará com intérpretes que revezarão a tradução a cada 20 minutos, profissionais contratados por meio de credenciamento que habilitou a empresa Signumweb Comunicação Inclusiva Ltda, após atender aos critérios definidos no edital. A implementação da tradução em Libras em sessões legislativas e eventos oficiais, foi criada a partir do Projeto de Lei nº 22/2023 de autoria do Legislativo (Professor Sebastian), que originou a Lei Municipal Nº 6.094, de 10 de agosto de 2023, determinando à Administração Pública disponibilizar intérprete de Libras no atendimento ao público.

Com o intuito de promover a inclusão e a acessibilidade, o Poder Legislativo garantirá que pessoas com deficiência auditiva tenham pleno acesso às informações e deliberações ocorridas nas sessões e eventos realizados pela Instituição, promovendo a igualdade de oportunidades e respeito às diferenças. Desse modo, a comunicação entre a Câmara Municipal e a comunidade surda, se tornará mais eficaz e assertiva, assegurando ao deficiente auditivo, participar ativamente do processo democrático.

Para conferir a novidade, basta acessar o conteúdo disponibilizado no canal do Legislativo no Youtube.

Diário da Serra

Notícias da editoria