Fotos coletadas nos locais serão armazenadas em um banco de dados que possibilite a busca para resolução dos problemas
Assim como divulgado por boa parte dos canais de comunicação, na última segunda-feira, dia 10, uma forte chuva se abateu sobre Tangará da Serra e causou alguns transtornos aos moradores que foram pegos de surpresa, muitos deles quando retornavam para casa após um dia de serviço.
Após horas intensas de chuva, diversos pontos de alagamentos na cidade foram registrados, mas nenhum chamado foi registrado pela Defesa Civil Municipal ou pelo Corpo de Bombeiros.
Embora não tenha havido a solicitação, de acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal, Paulo de Jesus, o setor buscou verificar in loco as situações retratadas através das mídias.
“Tomamos conhecimento de alguns danos em vias públicas, como na Avenida das Palmeiras e de imediato a Secretaria de Infraestrutura restabeleceu as condições de trafegabilidade. Na Avenida Tancredo Neves com a Ismael José do Nascimento também tivemos danos que foram corrigidos”,
destaca, ao frisar que ocorreu uma força tarefa para dirimir os problemas, o que aconteceu ainda no períodos da manhã.
“Tomamos também conhecimento de que algumas residências foram alagadas e estivemos presentes, ouvindo, fotografando e orientando o que fazer em caso de novo levante de águas”,
pontua.
“Informamos como acionar o socorro se preciso for, e, destacamos que por menor que seja ou pareça, o surgimento de trincas ou rompimento das residências, tanto Bombeiros como a Defesa Civil devem ser acionados”.
Jesus ressalta que embora as mídias sociais tenham explicitado casos de alagamentos, apenas dois chamados foram feitos no dia seguinte. O coordenador informa ainda, que as fotos coletadas nos locais serão armazenadas em um banco de dados que possibilitará a busca por políticas públicas para resolução dos problemas.
“Na rua 1-A, no Califórnia, tivemos três residências danificadas com perdas materiais de geladeira, cama, guarda-roupas e pertences pessoais e o mesmo aconteceu na Rua 5-A no Jardim Horizonte”.
Com os dados, a Secretaria de Assistência Social foi acionada para proceder ao socorro das famílias.
“Montamos uma força tarefa que envolve várias secretarias e estamos buscando resolver os problemas. Tudo foi devidamente documentado e buscaremos melhorias”,
garante, ao ressaltar que muitos foram os casos relatados na mídia, mas que não foram enviados ao órgão que tem nas solicitações mais forças para buscar ajuda junto aos governos.
“Daí a necessidade de nos solicitarem uma vez que atendemos 24 horas por dia no número (65) 98475 4123”,
orienta.