Prêmio reconhece os municípios que se destacam na promoção da alfabetização das crianças na idade certa
Tangará da Serra foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em cerimônia realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), no início desta semana.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa reconhecer os municípios brasileiros que se destacam na promoção da alfabetização das crianças na idade certa. A concessão é realizada com base nos critérios estabelecidos por edital que avalia a implementação de ações estruturantes, como formação de professores, políticas de alfabetização e ações de monitoramento educacional. O selo é parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e tem validade de um ano.
“Receber o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento do trabalho sério e dedicado que temos realizado na educação do nosso município. Esse selo simboliza o esforço coletivo de professores, gestores, pais e alunos que, juntos, constroem um futuro melhor para nossas crianças. Investir na alfabetização é investir no desenvolvimento de Tangará da Serra, e seguimos comprometidos em garantir que cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares”,
afirmou o prefeito Vander Masson.
Representando o município e a educação de Tangará da Serra, estiveram presentes na cerimônia o secretário Municipal de Educação, Vagner Constantino Guimarães, a articuladora Municipal Renalfa e também a coordenadora Municipal do Programa Alfabetiza MT, Jocêuda Ferreira.
A conquista do selo é fruto do esforço coletivo de toda a equipe da educação municipal. Entre as principais ações que contribuíram para esse resultado estão: formações continuadas para os professores, diretores e coordenadores, realizadas no âmbito do CNCA, Programa Alfabetiza MT e SEMEC, ampliação dos Cantinhos de Leitura, incentivando o hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, aperfeiçoamento das políticas locais de alfabetização, com foco na aprendizagem efetiva e sistema próprio de avaliação e monitoramento, que permite acompanhar de perto o desempenho dos alunos e ajustar estratégias pedagógicas.
Como resultado desse trabalho, em 2024, Tangará da Serra atingiu um marco expressivo, com 80% dos alunos alfabetizados até o 2º ano do ensino fundamental.
“O maior prêmio, no entanto, é ver nossas crianças se tornando leitoras fluentes, compreendendo o mundo ao seu redor e na idade certa”,
afirma a articuladora.
O Secretário de Educação, Vagner Constantino, também destacou a importância de receber esse selo.
“Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo, focados em garantir uma alfabetização eficaz e transformadora. O selo não é apenas um prêmio, mas a prova de que nossas políticas educacionais estão trazendo resultados concretos. Continuaremos trabalhando com seriedade para fortalecer ainda mais a aprendizagem, valorizando nossos professores e aprimorando cada vez mais nossas estratégias pedagógicas”,
completou o secretário.