número expressivo de alunos demonstra a confiabilidade na universidade
Após período de férias, aproximadamente 2.400 acadêmicos retornaram às aulas na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). No Campus Universitário ‘Eugênio Carlos Stieler’ Tangará da Serra, desses, cerca de 360 são calouros que são beneficiados com nove cursos totalmente gratuitos oferecidos pela instituição.
Para o Diretor do Campus de Tangará, Ariel Lopes Torres, o número expressivo de alunos demonstra a confiabilidade na universidade que tem histórico de formação de famílias inteiras desde sua implantação no município.
“Aqui temos ensino de qualidade totalmente gratuito”,
comenta Ariel, ao destacar os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Agronomia, Biologia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo e o curso tecnólogo em Gestão e Inovação em Agronegócios, sendo no período de dois anos.
“Cabe lembrar que desses nove cursos, três são de período integral: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil. Já os demais são no período noturno para facilitar a vida de quem trabalha durante o dia”,
ressalta.
Firmada sobre diretrizes fortes, a Unemat acolhe estudantes de diversas partes do Estado que escolheram Tangará da Serra para conclusão de seus estudos, graças ao nível de professores que buscam aperfeiçoamento constante.
“Temos também quatro cursos de mestrado [Ambientes e Sistema de Produção Agrícola, Estudos Literários, Genética e Melhoramento de Plantas e Profissional e ensino de Biologia]. Ofertamos ainda, dois doutorados que são em Estudos Literários e Biodiversidade e Biotecnologia”,
destaca.
O Diretor do Campus de Tangará salienta ainda que já na próxima semana deverá ser publicado o edital para vagas remanescentes.
“Teremos vagas para iniciarem os estudos imediatamente e na semana que vem, tão logo tenhamos a resposta da pró reitoria, faremos a divulgação”.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reserva 60% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas e 40% das vagas para ampla concorrência. Dentro das vagas para escola pública, estão inseridas cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência (PCD).
Buscando incentivar e manter os acadêmicos no Campus Universitário ‘Eugênio Carlos Stieler’, em Tangará da Serra, bem como em seus outros campi, a instituição proporciona auxílios aos alunos e em breve, além dos que já possuem, deverá implementar o auxílio transporte, que de acordo com o Diretor do Campus, Ariel Lopes Torres, é uma demanda antiga dos estudantes.
“A universidade junto ao Governo do Estado conseguiu recursos e lançará nos próximos dias, mais tardar até o início do mês de março, o edital para esse auxílio que, em virtude da distância do campus, impacta financeiramente para muitos”,
pontua.
“Esse auxílio beneficiará não somente nossos acadêmicos de Tangará, mas de cidades circunvizinhas”,
ressalta Torres, ao informar que como apoio, dois auxílios já podem ser solicitados até o dia 23 de fevereiro.
“Estamos com edital aberto para os auxílios alimentação e moradia. Então, àqueles em situação de vulnerabilidade econômica que precisam de ajuda podem se inscrever até o domingo”,
alerta.
“Nossa preocupação vai muito além de termos alunos, queremos que eles tenham como se dedicar aos estudos e buscamos cada dia mais benefícios para que isso se efetive”,
finaliza Lopes Torres.