O evento foi organizado dentro do contexto da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), através de parceria do próprio Sindicato Rural com os poderes públicos municipal e estadual
O Sindicato Rural de Tangará da Serra, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou no sábado, 22, a palestra ‘Viabilidade e tecnologia de plantio e manejo do cacaueiro’, ministrada por Francisco Hildemburg Costa Bezerra, mais conhecido como Chiquinho do Cacau.
O objetivo, de acordo com o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Romeu Ciochetta, é implantar a cadeia produtiva do cacau no município, como uma alternativa viável de sustentabilidade ao homem do campo, através de metodologias de ensino pratico e dinâmico e introduzindo conhecimento e novas tecnologias da cultura e matérias genéticas de alta produtividade.
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, entre produtores rurais e representantes de entidades, para estartar o projeto que foi nomeado como “Cacau Tangará Sustentável”.
Para encerrar o evento, uma muda de cacau foi plantada no pátio do Sindicato Rural, para simbolizar a chegada desta cultura na cidade e o início dos trabalhos que serão realizados a partir de agora.
O evento foi organizado dentro do contexto da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), através de parceria do próprio Sindicato Rural com os poderes públicos municipal (prefeitura e secretarias municipais de Agricultura – Seapa – de Meio Ambiente – Semmea) e estadual (Empaer e secretarias de Estado de Agricultura Familiar – Seaf – e de Meio Ambiente – Sema). O Sistema Famato, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também participará do projeto como agente fomentador.