Diário da Serra
Diário da Serra

Curtas

Redação DS 26/02/2025 Curtas

CURTAS – 26 DE FEVEREIRO DE 2025

CURTAS – 26 DE FEVEREIRO DE 2025

Desproporcionais

O governador Mauro Mendes (União) voltou a criticar a dosimetria das penas aplicadas aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Para ele, as penalidades determinadas pelo STF aos manifestantes são “desproporcionais”. “Os atos do 8/1 ultrapassaram os limites, mas nada justifica aplicar penas tão desproporcionais”.

8 de janeiro

Mais de dois anos após os ataques, o STF já condenou mais de 370 pessoas das mais de duas mil investigadas. A maioria dos condenados recebeu penas que variam de 3 a 17 anos de prisão por crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.

Desdobramentos

As declarações de Mendes ocorrem em meio a novos desdobramentos da investigação. Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República apresentou denúncia contra 34 pessoas. Entre os denunciados está o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo, por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

Pessoas de bem

Mendes afirmou que muitos que participaram do episódio são “pessoas de bem e que nunca tinham cometido um crime”. Para ele, os manifestantes apenas expressavam seus “sentimentos e desejos”. “Não foram ali para dar golpe, para nada. Inflou, insuflou e aconteceu tudo aquilo, que é absolutamente reprovável. De maneira alguma apoio aquilo que aconteceu. Acho que aquelas pessoas precisam, sim, de algum tipo de punição, mas ela é desproporcional”.

Diário da Serra

Notícias da editoria