A medida fortalece a instituição, garantindo maior visibilidade e possibilitando o acesso a incentivos públicos
O Grupo de Danças Juninas “Os de Fora”, uma das principais expressões culturais de Tangará da Serra, acaba de receber um importante reconhecimento. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 19/2025, de autoria da vereadora Zi Lima (PRD), foi aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária, declarando a Associação Cultural Arte e Dança (ACAD), entidade que representa o grupo, de utilidade pública. A medida fortalece a instituição, garantindo maior visibilidade e possibilitando o acesso a incentivos públicos para ampliar suas atividades.
Fundado há 19 anos no bairro Alto da Boa Vista, o Grupo Os de Fora se consolidou como um dos mais importantes do estado de Mato Grosso, com mais de 300 apresentações e a participação de mais de 1.000 brincantes ao longo de sua trajetória. Em 2023, o grupo já havia sido reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Tangará da Serra, por meio da Lei Municipal nº 6.209, de autoria do vereador Sebastian Ramos (União) sancionada pelo prefeito Vander Masson (União).
O presidente do grupo, Wellington José de Souza, comemorou a conquista e destacou que a declaração de utilidade pública abre novos caminhos para a continuidade e crescimento do projeto.
“Esse reconhecimento fortalece nossa missão de manter viva a tradição junina e de levar nossa cultura a cada vez mais pessoas. Com esse apoio, poderemos expandir nossas atividades e investir na formação de novos integrantes”,
afirmou.
Um dos fundadores do grupo, o coreógrafo Welington Machado (Japa), também destaca a importância histórica do Os de Fora para a cultura local e regional.
“Cada passo de dança e cada acorde da sanfona são parte da nossa identidade cultural, e queremos que essa chama nunca se apague”,
ressaltou.
“Já me sinto integrante do grupo, para mim é uma honra poder contribuir com a continuidade do trabalho que o grupo Os de Fora desenvolve em Tangará da Serra”,
comentou a vereadora Zi Lima durante ato de agradecimento organizado pela junina, ocasião onde ela recebeu Certificado de Agradecimento pela ação em prol do grupo.
Para 2025, Os de Fora segue ensaiando intensamente para a apresentação de seu novo espetáculo, “A Sanfona Encantada: Um Encontro com o Rei do Baião”, uma homenagem ao icônico Luiz Gonzaga, o Gonzagão. Com um elenco de mais de 70 integrantes, o grupo promete encantar o público com um show vibrante, repleto de cores, coreografias elaboradas e músicas autorais. A estreia será durante os festejos juninos, consolidando mais uma vez a força e relevância do grupo no cenário cultural.