Diário da Serra
Diário da Serra

DÉCIO BURALI – Programa Futuro em Campo leva conhecimento do agronegócio à estudantes de Tangará da Serra

Mateus Dias / Aprosoja MT 09/03/2025 Rural

Programa também visa despertar interesse nas futuras gerações para oportunidades de profissões no setor

Rural

O programa Futuro em Campo, da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), plantou mais uma semente de conhecimento sobre o agronegócio no Centro Municipal de Ensino Décio Burali, em Tangará da Serra. Fora da sala de aula, na última sexta-feira, 7, os alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental puderam aprender mais sobre o dia a dia na Fazenda São Rafael.

Com o objetivo de levar aprendizado sobre a cadeia produtiva da soja e do milho, o programa também visa despertar interesse nas futuras gerações para oportunidades de profissões no setor.

A aluna Heloisa da Silva Pereira dos Santos conta que gostou muito da experiência, especialmente quando o assunto são máquinas.

“Eu estou gostando muito das plantações e, principalmente, das máquinas. Eu já vi as máquinas há um tempo atrás na fazenda da patroa da minha mãe. Aprendi sobre as plantas, sobre as máquinas, gostei muito do passeio e quero voltar aqui para ver o pé de caju que plantamos”,

disse a aluna.

Segundo o vice-presidente oeste da Aprosoja MT, Gilson Antunes Melo, proporcionar esse momento para as crianças é um incentivo maior ao interesse pelo agronegócio.

“Vindo aqui, as crianças entenderão melhor como funciona o plantio, como é tratada a terra, como são tratadas as árvores, como são tratados os animais, como é tratada a energia, todo o sistema dentro da fazenda, com melhor entendimento sobre como é feita a produção de alimentos hoje em dia”,

explica Gilson.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destaca que o Futuro em Campo, além de ser uma experiência educativa sobre questões ambientais e agrícolas, também pode inspirar futuros profissionais ou empreendedores na área.

“É importante apresentar o agronegócio para as crianças, pois é aqui que se produz o alimento. Ver o sistema produtivo e as dificuldades que todos os produtores enfrentam para produzir alimentos para o povo brasileiro e para o mundo”,

destaca o prefeito.

Durante o passeio, os alunos puderam conhecer os equipamentos utilizados na fazenda e também aprenderam sobre como plantar. A professora Stefany da Silva Vieira relata que os alunos ficaram ansiosos para participar do Futuro em Campo.

“As crianças vão aprender mais facilmente sobre os assuntos tratados aqui porque o ensino leva à prática. O nosso estado é um estado que tem essa prática do plantio, é importante eles conhecerem e, tendo a prática para ensinar na sala de aula, vai ser até mais fácil”,

diz a professora.

Além de conhecerem a fazenda, os alunos também aprenderam mais sobre a polícia. O Futuro em Campo envolveu as equipes de policiamento rural e especializado, que expuseram equipamentos e interagiram com as crianças. Segundo o comandante regional da Polícia Militar, tenente-coronel Murilo Franco, a ação reforça a conexão com as crianças, que no futuro serão líderes e cuidarão da sociedade.

Feliz por compartilhar a rotina em sua propriedade, Harri Pscheidt destacou a importância de proporcionar esse conhecimento prático às crianças.

“Agradeço pelo empenho da Aprosoja MT no desafio de trazer as crianças para essa experiência educativa, que conecta os alunos ao campo e à realidade da agricultura”,

finalizou.



Diário da Serra

Notícias da editoria