Diário da Serra
Diário da Serra

Curtas

Redação DS 12/03/2025 Curtas

CURTAS – 12 DE MARÇO DE 2025

CURTAS – 12 DE MARÇO DE 2025

Mauro Mendes

O governador Mauro Mendes lamentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a lei que restringia benefícios sociais a quem tentasse invadir terras em Mato Grosso. Em entrevista, Mauro garantiu que, apesar da decisão judicial, continuará tendo tolerância zero com as invasões e invasores.

Tolerância zero

“Eu não tenho obrigação de prestar assistência a quem invade terra. (…) Estamos protegendo o pequeno, médio e grande proprietário. A posse é garantida. Porém, foi feita uma lei, de iniciativa da Assembleia, e o ministro encontrou vícios de iniciativa. Mas nós não podemos proteger ninguém que faz qualquer atividade ilegal, e invadir propriedade é crime”.

A lei

A legislação derrubada pelo Supremo Tribunal Federal foi de autoria da Assembleia Legislativa, e sancionada pelo governador Mauro Mendes. De acordo com a lei, quem tentasse invadir terras em Mato Grosso seria vedado de receber benefícios sociais, tomar posse em cargo público e contratar com o poder público estadual.

Crime

Mauro defendeu leis mais duras para quem tenta invadir terras, de forma a coibir esse crime em Mato Grosso e no país. “Não invadiram o Supremo, o Congresso Nacional, e estão condenando a 17 anos de prisão? Então porque invadir terra de alguém não se condena a 17 anos? O Supremo é melhor do que a casa, a fazenda, a pequena propriedade de um cidadão? Se vale para eles, deveria valer para todos”.

Diário da Serra

Notícias da editoria