Diário da Serra
Diário da Serra

EM ASCENSÃO – Em apenas sete dias, Tangará da Serra computa 41 novos casos de dengue

Rosi Oliveira / Redação DS 11/03/2025 Saúde

Neste mesmo período foram 22 novos casos de Chikungunya

Trabalho de bloqueio segue

Mato Grosso ocupa, nesse momento, a terceira posição com coeficiente em incidência de casos de dengue entre todos os estados com 502.317 casos prováveis da doença, 235 óbitos confirmados e possui sob investigação 491. As informações são do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde que aponta ainda os números de casos de Zika (1.006) e de Chikungunya com 37.795 casos prováveis, 39 óbitos sendo investigados e 25 já confirmados.

Os números apresentados computam casos dentre os quais Tangará da Serra é responsável por impulsionar, uma vez que em apenas 66 dias apresenta crescimento de notificações. Um dos boletins de Doenças Emergentes divulgado no dia 28 de fevereiro de 2025 apresentava 266 notificações por dengue, 116 por Chikungunya e nenhum por Zika. Já no boletim divulgado dia 7 de março, a configuração demonstra o aumento de 41 casos de dengue somente nesse período chegando a 307. Em sete dias foram 22 os novos casos notificados de Chikungunya e de Zika até o momento não houve notificações.

Buscando baixar os números, a Vigilância Ambiental tem realizado bloqueios no município que acontecem nos bairros com mais números de notificações.

“É feita uma triagem e dependendo de onde ele dá mais alto mandamos uma equipe para realizar o bloqueio de casos”,

informa o coordenador de campo, Fagner Brito.

“O bloqueio é realizado em nove quarteirões ao redor do caso notificado e ele atinge o mosquito adulto, ele não mata larva”,

ressalata Fagner, ao informar que os focos do mosquito Aedes aegypti encontrados em Tangará da Serra são elevados.

“As chuvas estão parando, mas não está diminuindo as questões de focos encontrados, nem a quantidade de notificação”,

alerta.

Até esse momento os bairros com maior incidência de casos são Valência, Morada do Sol, Centro, Barcelona, Tarumã, Vila Esmeralda e Alto da Boa Vista.

Não enquadrado como arboviroses, mas dentro do monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de Covid-19 também subiram nos  dias, saltando de 160 em fevereiro para 168 em março.

Diário da Serra

Notícias da editoria