Tangará da Serra participa pela primeira vez da avaliação
Iniciou nesta quarta-feira, 09, nas escolas estaduais de Tangará da Serra, o programa ‘Diálogos Socioemocionais’. A iniciativa educacional foi desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna para apoiar a rede de ensino do Estado de Mato Grosso numa implementação de uma política educação integral. O principal o objetivo do programa é o de promover o desenvolvimento de competências sócioemocionais dos estudantes.
Segundo Elizandra Maito, o processo foi implantado em 2024 em apenas 307 escolas piloto do Estado de Mato Grosso, nove em Tangará da Serra, com os componentes curriculares de Arte e Educação Física, mas, neste ano, acabou sendo ampliado. “Se estendeu para todas as escolas da rede estadual de ensino, no formato duplo foco, com atuação nos componentes curriculares de Arte, Geografia, Educação Física e História”, informa, ao explicar como funciona o programa.
“O professor vai trabalhar sua disciplina, o seu conteúdo, concomitante com a habilidade que ele detectou através de uma avaliação que nós chamamos de ‘Rubrica’”.
Nesse caso, resiliência, a empatia, o respeito, o foco a determinação e outros detectados.
“Supondo que na rubrica se percebeu que falta resiliência na turma, falta empatia, o professor trabalhará essas habilidades”,
esclarece Elizandra.
A rubrica vai até o dia 30 de abril com alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Para a realização do programa, os professores passaram por cursos onde conheceram o programa que tem como objetivo subsidiar o/a professor/a no desenvolvimento intencional das competências sócioemocionais de cada estudante, as quais são fundamentais para que ele/a possa viver, estudar, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo, incerto e em constantes e rápidas mudanças, que são as marcas mais significativas e desafiadoras do século 21. A aplicação acontece de forma on line através da plataforma Farol.