A mobilização acontecerá no dia 25 de maio
O Rotary Club Tangará da Serra Centro definiu a data da 19ª edição do projeto “Preserve o Rio Sepotuba”. A mobilização acontecerá no dia 25 de maio, com ponto de partida na Estância Modelo, seguindo até a Estância Amazonas.
Segundo o presidente do Rotary Club Centro, Carlos Melo, a proposta do projeto vai além da limpeza do rio, a principal meta é promover a conscientização da população.
“Questão de ir lá recolher os lixos, os materiais inservíveis que são abandonados no local, é uma forma de conscientizar. Não é trabalho do Rotary recolher esses lixos, mas nós fazemos para que as pessoas possam entender que o rio é nosso, mas o lixo é teu, é de quem abandonou ou de quem levou”.
Neste ano, o projeto contará com uma série de atividades educativas, como palestras em escolas municipais, estaduais e universidades da cidade, incluindo a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Unic e Faest. Também haverá distribuição de mudas na Feira do Produtor e ações de panfletagem, como explica o presidente.
“As mudas serão de plantas nativas da região e plantas frutíferas também, como caju, manga, goiaba, acerola, pitanga, entre outras, mas a ideia principal é que as pessoas plantem as árvores nativas da nossa região”.
Carlito, como é conhecido, também ressaltou a relevância ambiental do Rio Sepotuba, destacando seu papel vital no abastecimento de água.
“Nós temos o Rio Sepotuba como o nosso principal fornecedor de água, que daqui a uns dias, com toda certeza, vai fornecer água para Tangará da Serra”.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil perdeu mais de 15% de sua cobertura vegetal nativa desde os anos 1980, e rios como o Sepotuba, têm papel crucial na manutenção da biodiversidade e no fornecimento de água potável. Carlito finaliza relembrando que o Sepotuba é um importante afluente do Rio Paraguai, responsável por alimentar o Pantanal.
“Preservação é muito importante”.