Parceria amplia alcance do projeto e oferece formação cívica e preventiva para 40 crianças de 9 a 13 anos
A 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, dará início à segunda edição do projeto Bombeiro do Futuro, uma iniciativa que visa a inclusão social e a formação cidadã de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Neste ano, o projeto atenderá 40 crianças com idades entre 9 e 13 anos, divididas em dois grupos: 20 participantes já acompanhados pelos serviços da assistência social, especialmente pelo Cras Araputanga, e 20 vagas abertas à comunidade em geral, como destaca a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Kiss.
“Esse ano a gente tem novidade. Vamos dar continuidade ao projeto com essa parceria entre a Assistência Social, a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros, agora com vagas abertas também para a comunidade. As inscrições serão lançadas nesta semana por meio de um link online, que estará disponível nos canais oficiais da prefeitura e dos bombeiros”,
explica Márcia.
Além de promover atividades lúdicas e educativas, o Bombeiro do Futuro tem como objetivo plantar sementes para o futuro, conforme ressalta a secretária.
“Você pai, você família, pode ter certeza de que estará oferecendo um futuro promissor para seus filhos. Vamos cuidar com carinho e com a qualidade que o Corpo de Bombeiros sempre entrega”.
A coordenação do projeto ficará a cargo do Primeiro Sargento BM Tivirolli, que destacou a estrutura preparada para acolher os jovens.
“A segunda edição será desenvolvida nas instalações da 3ª Companhia, às quartas-feiras, das 13h30 às 16h30. Serão três horas semanais de atenção, treinamentos e instruções que visam o crescimento pessoal, social e cívico dessas crianças”,
explica o sargento.
O cronograma para 2025 foi ampliado e inclui palestras educativas, treinamentos de primeiros socorros, salvamento em altura, salvamento aquático e noções de combate a incêndios. O projeto também promoverá visitas técnicas a ambientes industriais, ambientais e instituições públicas, promovendo a interação dos participantes com diferentes setores da sociedade.
Com um olhar voltado ao futuro e à formação de cidadãos conscientes, o projeto reafirma o compromisso do Corpo de Bombeiros e da administração municipal com a educação, a inclusão e o desenvolvimento das novas gerações.