Diário da Serra

APOIO AO PRODUTOR – Prefeitura oferece Cadastro Ambiental Rural gratuito a pequenos produtores da região do Bezerro Vermelho

Pâmela Silva / Estágio de Jornalismo 22/05/2025 Rural

O CAR consiste no levantamento da situação ambiental da propriedade

Servidor da Semmea, Eduardo Somer Dutra

Com o objetivo de promover a regularização ambiental das propriedades e facilitar o acesso dos pequenos produtores a políticas públicas e financiamentos, a Prefeitura de Tangará da Serra lançou uma ação voltada para a realização gratuita do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmea), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Sindicato Rural e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer).

Segundo o servidor da Semmea, Eduardo Somer Dutra, a ação contemplará os pequenos produtores do Bezerro Vermelho.

“Todos os pequenos produtores da região que tiverem interesse em estar sendo contemplados gratuitamente com o Cadastro Ambiental Rural que procurem a Secretaria de Meio Ambiente”.

O CAR é uma exigência do Código Florestal e consiste no levantamento da situação ambiental da propriedade, identificando áreas de preservação, uso consolidado e possíveis passivos ambientais. Com esse diagnóstico, o produtor pode avançar em programas de regularização e ter acesso a incentivos públicos.

Um desses programas é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que tem como objetivo recompensar financeiramente produtores que adotam práticas de conservação e recuperação ambiental. Em Tangará da Serra, o PSA complementa o CAR ao apoiar quem deseja recuperar áreas degradadas ou manter a vegetação nativa preservada.

“Esse complemento incentiva o pessoal, que faz a recuperação dessas áreas”,

explica Dutra.

Para ser beneficiado, o produtor deve agendar atendimento com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (65) 9 9626-8422. No dia marcado, é necessário apresentar documentos pessoais, escritura ou outro comprovante de posse da terra e dados da propriedade. A partir disso, os técnicos orientarão sobre os próximos passos para efetivar o cadastro.

“Mais de 50 CAR já foram validados na região. É a chance de colocar tudo em dia e garantir acesso a crédito, programas de apoio e segurança jurídica. Basta procurar a Secretaria e participar”,

reforça Eduardo Dutra.

Diário da Serra

Notícias da editoria