Campanha foca na importância do Maio Amarelo: Desacelere seu bem maior é a vida
O mês de maio marca a intensificação das ações voltadas à segurança no trânsito em todo o Brasil, com a campanha Maio Amarelo, movimento criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos nas vias.
Diante dos dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, de janeiro a outubro de 2024 foram emitidos mais de 5 milhões de autos de infração por excesso de velocidade nas rodovias federais, um crescimento de 137,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, ultrapassaram 6,5 milhões as autuações por esse tipo de infração, com destaque para motoristas que excederam em até 20% o limite de velocidade permitido.
Um levantamento realizado pela Zapay, no primeiro trimestre de 2024 apontou que 35,7% das multas aplicadas a carros foram por excesso de velocidade, enquanto 4,7% foram decorrentes de avanços de sinal vermelho.
Outro dado fornecido pela empresa foi sobre o uso do celular ao volante e a ausência do cinto de segurança, que também apresentaram um aumento expressivo.
O presidente da Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (AND), Givaldo Vieira, destaca a importância da responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro. Os Detrans de todo o país estão mobilizados em ações ao longo de toda a campanha, com o objetivo de provocar uma reflexão na sociedade sobre como mudanças nas escolhas individuais podem contribuir para a segurança de todos no trânsito.
Givaldo Vieira ressalta que a maioria dos acidentes ocorre por imprudência e decisões equivocadas de condutores, ciclistas e pedestres. Ele reforça que nenhuma morte no trânsito é aceitável.