Ponte ferroviária integra o projeto da 1ª Ferrovia Estadual do país
O governador Mauro Mendes inaugura em Rondonópolis, nesta segunda-feira, 02, a ponte ferroviária sobre o Rio Vermelho, que integra o projeto da 1ª Ferrovia Estadual do país. O governador também visitará outros trechos das obras da ferrovia. A inauguração da ponte está prevista para às 9h30.
Conforme informações da Rumo, a ponte com 460 metros de extensão e 12 vãos que variam entre 35 e 40 metros, é a maior de todas que compreendem o projeto da ferrovia em Mato Grosso. A obra conta com vigas metálicas que totalizam 1.063 toneladas.
Segundo a Rumo, no projeto da ponte sobre o Rio Vermelho foi adotado um conceito inovador para obras ferroviárias.
No total, a ferrovia prevê a construção de 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis.
Ainda, de acordo com a empresa, considerando todas as etapas de licenças, projetos e execução das obras, a previsão é que o trecho da ferrovia entre Rondonópolis e o primeiro terminal na BR-070 (município de Dom Aquino) esteja concluído e em funcionamento ao longo do ano de 2026.
A 1ª Ferrovia Estadual terá 743 quilômetros de trilhos, que se dividirão em dois ramais, um interligando os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, e o outro, Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
O modal passará por 16 municípios do Estado, fazendo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos.
Visita a Rondonópolis - Após a inauguração está prevista ainda uma visita do governador à Prefeitura, onde deve se reunir com o prefeito Cláudio Ferreira. A reunião na Prefeitura está marcada para às 10h20.