Diário da Serra
Diário da Serra

FORTALECIMENTO DE CULTURAS - Empaer prepara Dia de Campo para apresentar cadeias produtivas

Rosi Oliveira / Redação DS 09/06/2025 Rural

O objetivo é promover o desenvolvimento rural, incentivando a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar

O evento será no dia 11, no Campo Experimental

O Governo de Mato Grosso implementou no estado uma política de fortalecimento da agricultura familiar, incluindo o apoio à criação e fortalecimento de cadeias produtivas e de valor. O objetivo é promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar, incentivando a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar.

Para apresentar algumas dessas cadeias a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) realiza nesta quarta-feira, 11, um Dia de Campo. A ação é uma iniciativa do setor de pesquisas da Empaer, como informa o extensionista rural Leonardo Diogo Ehle Dias.

“Vamos apresentar as principais cadeias produtivas, cadeias de valores da agricultura familiar em Mato Grosso”,

pontua.

“Para serem tidas como prioritárias nas ações de incentivo à agricultura familiar durante esse ano”,

explica.

O foco na criação de cadeias de valor vão desde a produção até a comercialização, incluindo beneficiamento e processamento.

“Falaremos do café, do cacau, que ainda é nova, mas já iniciamos o trabalho, mandioca e banana”,

frisa ao salientar que no caso da cultura da banana, que já teve a variedade da Terra Anã bastante trabalhada em outros eventos, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) falará da produção de mudas de banana em cultura de tecido.

“É aquela muda de laboratório isenta de pragas e doença, uma muda de maior qualidade”.

Segundo Leonardo, no local serão montadas cinco estações pelas quais todos os participantes passarão recebendo as orientações. O Dia de Campo inicia com um café da manhã e se encerra com almoço. É aberto à população, mas os organizadores solicitam a quem puder, que faça sua inscrição antes.

“Para termos uma noção do público, porque toda vez que a gente faz um evento aberto é um desafio, porque não sabemos com quantos poderemos contar. Então isso influencia na organização”.

Mais informações podem ser obtidas pelo número 65 99208 3118 pelo WhatsApp com Leonardo ou diretamente na Empaer.

Diário da Serra

Notícias da editoria