Diário da Serra

DE TANGARÁ DA SERRA – Produtores rurais recebem pagamento por serviços ambientais na bacia do Queima Pé

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 15/06/2025 Geral

A iniciativa faz parte do programa Produtores de Águas de Tangará

Ato simbólico de entrega dos recursos

Em um evento realizado no início desta semana, produtores rurais de Tangará da Serra foram contemplados com o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no valor total de R$ 35 mil. A iniciativa faz parte do programa ‘Produtores de Águas de Tangará da Serra’, voltado à preservação e recuperação ambiental da Bacia do Queima Pé.

O ato simbólico de entrega dos recursos reuniu autoridades locais e produtores, e marcou uma nova etapa de reconhecimento ao esforço desses agricultores que, por meio de práticas sustentáveis, contribuem diretamente para a proteção das margens de córregos, reservas legais e vegetação nativa.

“Foi um evento de homenagem a esses produtores pelo trabalho de cuidar das nossas reservas legais e de toda a vegetação. Nosso agradecimento a todos os produtores do Queima Pé que aderiram a este projeto e estão ajudando Tangará da Serra a enfrentar o desafio da falta de água”,

agradeceu o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Lançone, ao destacar que o ato marca o mês do Meio Ambiente.

O município vem investindo em outras ações integradas, como melhorias estruturais na estação de tratamento de água, adequação de estradas vicinais, entre outras ações, reforçando o compromisso com a conservação dos recursos hídricos locais.

“Essas medidas estão garantindo maior segurança hídrica para Tangará da Serra, e ficamos felizes em promover esse ato no mês em que se celebra o Meio Ambiente”,

completou Lançone.

  • Bacia do Ararão:

Aproveitando o sucesso da iniciativa na Bacia do Queima Pé, Lançone lembra que o programa está sendo realizado também na Bacia do Córrego Ararão. O edital para adesão já está aberto e os produtores rurais interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realizar seu cadastro.

“O produtor que aderir poderá acessar recursos e realizar diversos investimentos, movimentando a economia local. Não se trata apenas de um pagamento simbólico, mas da criação de um ecossistema sustentável e promissor para a sociedade e o entorno”,

ressaltou o secretário.

O edital para a Bacia do Queima Pé também permanece aberto, permitindo novas adesões a qualquer momento.

Diário da Serra

Notícias da editoria