Dentro da programação acontecerá ainda o Seminário Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil no dia 22 de outubro e campanha publicitária em diversas mídias até o final do ano
A Secretaria de Assistência Social de Tangará da Serra realizou nesta quinta-feira, 12, uma blitz educativa com o intuito de lembrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, com foco específico na erradicação do trabalho com crianças.
Já nesta sexta-feira, dia 13, acontece uma Audiência Pública no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a partir das 8h, dando continuidade a discussão.
Embora exista uma lei que proíbe essa situação, muitas pessoas ainda acham que o trabalho infantil não interfere em nada na vida da criança. Mas, a secretária de Assistência Social Márcia Kiss, rebate esse pensamento.
“Tivemos muitos relatos de menores de idade que não conseguiam acompanhar as aulas, não assimilavam o conteúdo, porque dormiam tarde em virtude de estarem nas ruas durante a noite trabalhando”,
frisa.
“Quantas crianças, por conta de começarem a trabalhar, tiveram a sua infância e juventude roubadas, porque tiveram que a ajudar nas despesas da casa, o que não é obrigação da criança ou do adolescente”,
alerta Márcia.
Segundo a gestora durante todo o ano a secretaria desenvolve ações nas escolas com palestras para orientar as crianças de que ‘criança não trabalha’, e busca assim, assegurar a infância que é direito conforme o artigo 227 da Constituição estabelece. Que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade outros vários direitos.
Dentro da programação acontecerá ainda o Seminário Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil no dia 22 de outubro e campanha publicitária em diversas mídias até o final do ano.