Corpus Christi não é feriado, e sim ponto facultativo
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra emitiu comunicado informando que o dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 19 de junho, não é considerado feriado, e sim ponto facultativo no município, conforme estabelece o Decreto Municipal nº 014/2025. A data também é tratada da mesma forma nas esferas estadual e nacional.
Tradicional celebração da Igreja Católica, Corpus Christi (expressão latina que significa “Corpo de Cristo”) acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, após o Pentecostes.
Embora muitos considerem a data um feriado, o ponto facultativo significa que as repartições públicas, como órgãos municipais, estaduais, federais e instituições de ensino, não terão expediente. Além disso, o dia também não é considerado útil para o sistema bancário, o que justifica o fechamento de bancos. No entanto, essa suspensão das atividades ocorre por determinação do calendário bancário nacional, e não porque se trata de um feriado oficial.
Por outro lado, o comércio em geral pode funcionar normalmente, sem necessidade de autorização especial ou pagamento de adicional trabalhista específico para colaboradores.
O presidente da CDL de Tangará da Serra, Thiago de Souza Santos, reforça que os lojistas têm total liberdade para abrir suas portas caso desejem.
“Apesar de tradicionalmente muitas lojas optarem por não funcionar no dia de Corpus Christi, os empresários que decidirem abrir seus estabelecimentos podem fazê-lo sem necessidade de alvará especial ou de pagamento extra aos funcionários, salvo acordos coletivos que prevejam o contrário”,
explica.