O município, que hoje conta com um núcleo da universidade, já dispõe de estrutura física considerada superior à de outros campi no Estado
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a realização de uma auditoria para avaliar a situação da educação do Estado e o papel desempenhado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O anúncio foi feito durante a reunião de instalação da Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da Unemat de Rondonópolis, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), quando também sugeriu a revisão do percentual repassado pelo Governo do Estado ao setor.
Segundo Sérgio Ricardo, o trabalho vai dimensionar a importância da universidade para o desenvolvimento do Estado, além de fornecer informações que possam embasar futuras decisões políticas e orçamentárias.
“Vou apresentar o resultado desse estudo para o governador [Mauro Mendes]. A Unemat tem que ser mais do que é hoje. É preciso que se rediscuta o percentual da Receita Corrente Líquida para a educação do Estado e para a Unemat”,
disse.
A Frente foi criada a partir de requerimento do deputado Sebastião Rezende (União Brasil), que reforçou que a luta pela unidade própria no município já dura mais de duas décadas. Segundo ele, a cidade tem quase 300 mil habitantes e a região sudeste de Mato Grosso concentra cerca de 800 mil pessoas, o que justifica a urgência da demanda.
O município, que hoje conta com um núcleo da universidade, já dispõe de estrutura física considerada superior à de outros campi no Estado.
O líder do Movimento Pró-Campus, Daniel da Silva Gonçalves, ressaltou que a luta teve início em 2003 e envolve, além da cidade, outros dez municípios da região Sul de Mato Grosso. (RD News)