objetivo é debater o envelhecimento multicultural
Nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de junho, a Prefeitura de Tangará da Serra através da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza a 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo é debater o envelhecimento multicultural, dentre outros diversos temas como democracia e urgência por equidade, direitos e participação desse público.
“As conferências, de um modo geral, são importantes instrumentos para dar voz a todas as pessoas que estão envolvidas naquelas causas ou à sociedade de um modo geral”,
explica a secretária Márcia Kiss.
“Cada vez mais nós sabemos que temos uma população que vem envelhecendo, e em Tangará da Serra, hoje, segundo o último censo, tem em torno de 12 mil pessoas idosas”.
Por esse motivo, segundo a secretária, é muito importante ocorrerem conferências como essa, para debater e buscar implementar políticas públicas mais assertivas.
“Com isso, podemos tratar melhor a pessoa idosa”,
pontua.
“Teremos uma esfera muito grande, quanto trataremos da questão da assistência social, da saúde, a questão do lazer, do bem-estar da pessoa idosa”,
ressalta Kiss, ao convidar a população para participar, em especial, o público-alvo, os idosos.
O cronograma do evento prevê a abordagem de cinco eixos: Financiamento de políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais, com Flávio Amaral; Fortalecimento das políticas para a proteção à vida, saúde e acesso ao cuidado integral da pessoa idosa, com Eli Ambrósio; Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência e abandono social e familiar da pessoa idosa, com Ana Ilda Miranda Fagundes; Participação social, protagonismo e vida comunitária com perspectiva das múltiplas velhices, com Erislane Oliveira; e Consolidação e fortalecimento dos conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro, com Selma Cristina C. dos S. Andrade.
A abertura se dará às 7h30 no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e nos dois dias de evento o encerramento será às 17h. “Participe! Você também é uma voz na luta e na política pública da pessoa idosa”, reforça Kiss.