Projeto oferece oficinas de teatro, dança, violão, educação ambiental e comunicação comunitária
O município de Tangará da Serra está sendo palco de uma iniciativa que promete transformar a relação da comunidade com a cultura popular, a educação ambiental e a inclusão social. O projeto “Horizontes Criativos” surge com o objetivo de criar um espaço inclusivo e acessível para pessoas de todas as idades e origens, promovendo oficinas, palestras, eventos culturais e um canal de comunicação direta com a população através do Podcast Pode e Ponto, que já está em desenvolvimento pelo Ponto de Cultura Flor do Mato.
Desenvolvido em parceria com instituições culturais, educacionais e ambientais locais, o projeto busca fortalecer o vínculo da comunidade com a arte, o meio ambiente e os direitos sociais. As ações serão centralizadas no Ponto de Cultura Flor do Mato, um importante espaço de referência cultural na cidade, mas que também levará essas ações para comunidade externa e para escolas públicas.
Entre as atividades oferecidas, destaca-se que as inscrições para o Teatro Infantil (05 a 12 anos) são contínuas, ou seja, o interessado pode se inscrever quando quiser. Com aulas conduzidas pela atriz e produtora cultural Priscila Fernandes, no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano, são duas turmas disponíveis durante a semana: segundas e quartas, das 17h30 às 18h30 e terças e quintas, das 16h às 17h. Além disso, aos domingos, está acontecendo a “Formação Teatro e Identidade Cultural” com o tema Narrativas Coletivas, conduzida pela atriz, diretora e produtora cultural Mary Costa. Essa ação é voltada ao público em geral, interessados em explorar as artes cênicas como ferramenta de expressão e construção coletiva.
Neste ano, o projeto Ponto de Cultura “Horizontes Criativos” está estruturado em quatro eixos principais. O primeiro eixo é Arte e Cultura Popular, que inclui oficinas de jogos teatrais, teatro para crianças, dança, violão e criação artística. O segundo é o Meio Ambiente e Sustentabilidade, que propõe a realização de oficinas de educação ambiental e workshops voltados para a sustentabilidade, conservação da natureza e redução do impacto ambiental. No terceiro eixo, Comunicação e Inclusão, o projeto prevê a criação de um canal de comunicação comunitária no formato de podcasts. E o quarto eixo Biblioteca Comunitária, visa formar um espaço de leitura, estudo e discussão.
“Esperamos que este projeto amplie o engajamento comunitário no Ponto de Cultura Flor do Mato, fortaleça as parcerias para a realização de atividades artísticas contínuas e estimule práticas ambientais sustentáveis. Além disso, a iniciativa pretende, até a sua finalização, consolidar um público cativo para o canal de podcasts e atrair, de forma contínua, novos frequentadores para a Biblioteca Comunitária”,
afirma Janderson Ribeiro, presidente da entidade responsável.