Terá como objetivo debater ações importantes
O Governo Federal através do Ministério das Cidades retomará após 10 anos de interrupção a Conferência Federal das Cidades, quando os municípios enviarão delegados com demandas. A retomada da Conferência Nacional das Cidades após mais de uma década é uma conquista para a democracia e a participação popular na política. A última edição foi em novembro de 2013 e debateu a reforma urbana.
Para eleger os delegados participantes das próximas conferências (estadual e federal) e também ouvir as demandas da população, a Prefeitura de Tangará da Serra realiza nesta sexta-feira, 27, a 6ª Conferência Municipal das Cidades.
O evento terá início das 08h às 11h e das 13h às 18h no auditório da Anhanguera que terá como objetivo debater ações importantes, e, de interesse da população.
“De interesse social e de crescimento especialmente, onde vamos levar sugestões para o Governo Federal para promover o crescimento do nosso município, e precisamos que toda a população participe”,
convida o prefeito Vander Masson.
De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Cidades (Concidades) Sergio Lourenço, as conferências são um sistema que o Governo Federal adotou há alguns anos, de democratizar as suas decisões. Elas devem ocorrer a níveis municipal, estadual e por fim, federal, onde todas os levantamentos serão entregues para tomadas de decisões mais assertivas.
“Então o embrião são os municípios, onde tudo se reflete. Mas, os municípios precisam da participação dos munícipes para tomar as melhores decisões”,
explica.
“Porque se você não participa efetivamente da discussão, depois não pode reclamar das decisões tomadas. É o momento de se manifestar e ser ouvido”,
reforça.
Durante a conferência será a oportunidade de os munícipes levarem suas reclamações e sugestões para melhorias de serviços públicos, apontando com presteza, onde o Governo Federal deve investir.
“Os recursos federais e as legislações que são apontadas pelo Executivo Federal se baseiam nesse documento que é elaborado, em relação as cidades”,
ressalta Sergio.
Após a realização da conferência municipal, acontecerá a estadual e após, a federal que será realizada em outubro de 2025, em Brasília.