Diário da Serra

RECURSO – Projeto que autoriza crédito para implantação do Vigia Mais MT é aprovado pela Câmara

Pâmela Silva / Redação DS 30/06/2025 Polícia

Financiamento permitirá modernizar segurança e meio ambiente com uso de tecnologia

A ideia é instalar câmeras em vários pontos da cidade

A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou na última sexta-feira, 27 de junho, durante sessão extraordinária, um projeto de lei que permite à Prefeitura buscar até R$ 24,5 milhões em financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor será investido em duas áreas principais, segurança pública e meio ambiente.

De acordo com o vice-prefeito Eduardo Sanches, o projeto faz parte de um planejamento para melhorar a estrutura da cidade em duas áreas temáticas: a primeira delas é a segurança pública, com a implantação do programa Vigia Mais MT. A ideia é instalar câmeras de monitoramento em vários pontos da cidade, como explica o vice-prefeito.

“Através do Vigia Mais MT teremos uma muralha digital com 100% de fibra ótica dos prédios públicos e do nosso uso na Prefeitura, onde instalaremos mais de 390 câmeras, junto com o governo do Estado”.

A segunda parte do projeto está ligada ao meio ambiente. O plano é usar tecnologia para melhorar o mapeamento da cidade e facilitar ações como o controle de áreas de preservação e ocupações irregulares.

“Nós vamos avançar na parte de geoprocessamento, conseguindo adquirir uma imagem de aerofotogrametria. Isso vai permitir que a gente possa avançar nas questões áreas de preservação permanente, zoneamento, e nascentes de córregos de água, isso é muito importante porque nós temos ações públicas ajuizadas, principalmente para a retirada de algumas edificações que estão nessas margens”,

explica o vice-prefeito.

Para ele o projeto é um passo importante para que o município possa discutir e tomar decisões com base em informações técnicas.

“É um importante passo para que a gente possa debater, dialogar e ter argumentos através dessa questão”.

Com a aprovação do projeto na Câmara, o próximo passo agora é encaminhar toda a documentação necessária ao BNDES. Segundo Sanches, esse é um processo importante para que o financiamento seja analisado e, se aprovado, o município possa dar continuidade aos trâmites legais.

Diário da Serra

Notícias da editoria