Com nota 179,5, Os de Fora emocionou o público e os jurados com o espetáculo A Sanfona Encantada
O fim de semana foi de muita festa e emoção em Tangará da Serra. Nos dias 27 e 28 de junho, sexta e sábado, a cidade sediou a grande final do X Festival Estadual de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso (Festrilha), dentro da programação do já tradicional Arraiá da Serra. O destaque ficou por conta do grupo local Os de Fora, que após dez anos de dedicação e dois vice-campeonatos consecutivos, enfim levantou o tão sonhado troféu de campeão estadual.
A apresentação histórica aconteceu no sábado, 28, encerrando o festival com chave de ouro. O grupo foi o último a entrar no tablado do Quadrilhódromo, montado no Módulo Esportivo, e contou com o apoio vibrante da população tangaraense, que lotou o espaço e fez da torcida um espetáculo à parte. Com nota 179,5, Os de Fora emocionou o público e os jurados com o espetáculo “A Sanfona Encantada: Um encontro com o Rei do Baião”, uma linda homenagem a Luiz Gonzaga.
Com enredo idealizado pelo produtor cultural Alexandre Rolim, a apresentação narrou a história de um pai e sua filha, moradores do sertão, que sonham em conhecer o Rei do Baião. A peça tem como elemento central uma sanfona mágica, capaz de trazer Luiz Gonzaga de volta à vida por 30 minutos, desde que tocada por alguém puro de coração e verdadeiro fã do artista. O coordenador do grupo, Welington Machado, celebrou: “Foi uma vitória suada, merecida e muito esperada. Tangará merecia esse título”.
O festival, organizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas Juninas (FMTQ), contou com o apoio total da Secretaria Municipal de Cultura (Secultur) e da Prefeitura de Tangará da Serra, com aval e presença do prefeito Vander Masson, que acompanhou o evento até a entrega da premiação. O evento também teve patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso e da Assembleia Legislativa (AL/MT), reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular.
Com a vitória, Os de Fora levou o prêmio de R$20 mil, além dos R$10 mil de apoio garantido a todos os grupos participantes. Ao todo, 11 quadrilhas de diversas cidades como Rondonópolis, Sorriso, Porto Alegre do Norte e Água Boa disputaram o título. A vice-campeã foi a quadrilha Barnabé, de Rondonópolis. O título consagra Os de Fora como a principal quadrilha junina de Mato Grosso, prestes a celebrar 20 anos de história com o reconhecimento que tanto merece.
XVI - ARRAIÁ DA SERRA - Final X Festrilha - 2º Dia