Diário da Serra

Tangará e outros quatro municípios integram Rota de Etnoturismo Chapada dos Parecis

Redação DS 02/07/2025 Geral

A iniciativa respeita os protocolos culturais das comunidades, garantindo uma experiência autêntica para os visitantes e promovendo geração de renda nas aldeias

Geral

Tangará da Serra integra oficialmente a Rota de Etnoturismo Indígena Chapada dos Parecis, iniciativa regional que visa impulsionar o turismo sustentável com foco na valorização das culturas tradicionais. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi realizada pelo vice-prefeito Eduardo Sanches durante a 3ª edição da Etno Expo, na Aldeia Wazare, em Campo Novo.

Além de Tangará da Serra, participam da rota os municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal, Barra do Bugres e Brasnorte, formando um eixo estratégico para o desenvolvimento do etnoturismo no noroeste mato-grossense.

Em Tangará da Serra, a etnia Haliti-Pareci é referência e já conta com cinco aldeias com plano de visitação aprovado e uma aldeia em aprovação, além de uma agência de turismo autorizada que já iniciou a comercialização de pacotes turísticos. A iniciativa respeita os protocolos culturais das comunidades, garantindo uma experiência autêntica para os visitantes e promovendo geração de renda nas aldeias.

“A assinatura desse termo marca um compromisso regional com o desenvolvimento sustentável. Tangará da Serra tem um enorme potencial turístico, e a valorização das nossas comunidades indígenas é fundamental para promover inclusão, economia e fortalecimento cultural”,

destacou Eduardo Sanches.

A Rota Chapada dos Parecis representa um marco para o turismo étnico de Mato Grosso, conectando tradição, inovação e sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a rota valoriza as comunidades tradicionais, promove o fomento à economia criativa e o respeito às riquezas naturais e culturais do nosso território.

Diário da Serra

Notícias da editoria