Diário da Serra

MUDANÇA – Substituição da vacina meningocócica C pela vacina meningo ACWY inicia este mês

Rosi Oliveira / Agência Brasil 02/07/2025 Saúde

Até então, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C

Para crianças de 12 meses

Teve início nesta terça-feira, dia 1º de julho, a substituição da vacina meningocócica C aos 12 meses pela vacina meningo ACWY. A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde e amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite, passando a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças com 12 meses de vida.

“É mais uma conquista do SUS, onde nossas crianças de um aninho estarão protegidas não só pela meningocócica, mas também a meningo AWY”,

destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Tangará da Serra, a enfermeira Juliana Herrero.

Até então, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço com a mesma dose aos 12 meses. Com a atualização anunciada pelo ministério, o reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.

“Todos os pais que tenham bebezinhos a partir de um aninho de idade e que estão no momento de fazer a vacinação podem procurar uma das Unidades de Saúde da Família e já receber essa proteção ampliada, com três vezes mais proteção, onde foi acrescentado três subtipos da meningite”,

ressalta Juliana.

Cabe destacar que, crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a dose de reforço com a ACWY. Lembrando que aos 11 e 14 anos de idade o reforço deve ser realizado com a vacina ACWY.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde das 08h às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Diário da Serra

Notícias da editoria