O dia homenageia os homens e mulheres que arriscam suas vidas para proteger as pessoas durante emergências
Na manhã desta terça-feira, dia 2 de julho, o 6º Comando Regional do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra promoveu uma alvorada pelas principais ruas da cidade, marcando as comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro. Além da tradicional homenagem, a guarnição realizou uma atividade simulada aberta ao público, com o objetivo de demonstrar à população a diversidade de operações realizadas diariamente pela corporação.
“Hoje comemoramos o Dia Nacional do Corpo de Bombeiros e estamos aqui em atividade simulada, para fazer uma demonstração a toda a comunidade tangaraense daquilo que vivenciamos em nosso dia a dia, para o fortalecimento da nossa prática operacional. Uma atividade demonstrativa daquilo que nós enfrentamos, das nossas adversidades, das nossas atividades, daquilo que nos deparamos do trato operacional, daquilo que é o mais corriqueiro das nossas operações”,
afirmou o comandante regional, Tenente-coronel BM Rogério Quinteiro Barcellos, ao destacar a importância da data e o objetivo da ação.
Durante a simulação foram demonstradas ações como chegada em ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH) e técnicas operacionais de salvamento. Segundo o comandante, muitas pessoas ainda associam a atuação dos bombeiros apenas ao combate a incêndios, quando, na verdade, o leque de atuação da corporação é bem mais amplo.
“Temos atividades de salvamento veicular, atividades terrestres, atividades de atendimento pré-hospitalar, que é o nosso carro-chefe, aquilo que nós atendemos dentro das nossas atividades do dia a dia, do trato operacional”,
explicou, afirmar, contudo, que o combate a incêndios segue sendo uma das funções mais reconhecidas, especialmente no período de estiagem, que aumenta significativamente a demanda da corporação.
“Temos a nossa atividade também de combate a incêndio, aquilo que nos deparamos nesse período de estiagem, que realmente causa muito transtorno à população de uma forma geral e também que nos causa muita preocupação e nos dá muito trabalho com relação a esse período de estiagem”,
completou o tenente-coronel Barcellos.
O Dia Nacional dos Bombeiros homenageia os homens e mulheres que arriscam suas vidas para proteger as pessoas durante emergências. A escolha do dia 2 de julho remete a 1856, quando foi criada, no Rio de Janeiro a Corte Provisória de Bombeiros, primeira organização oficial de bombeiros do Brasil.