Diário da Serra
Diário da Serra

NESTA QUINTA-FEIRA - Tangará da Serra realiza 1º Workshop do Cacau durante a Exposerra 2025

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 08/09/2025 Geral

O workshop acontece das 14h às 17h, no Parque de Exposições

O evento promete levar muita informação

A agricultura é um dos pilares do desenvolvimento de qualquer município, e em Tangará da Serra esse papel ganha ainda mais destaque com a participação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) na Exposerra 2025. A pasta organiza o 1º Workshop Cacau Exposerra 2025, evento inédito que promete levar informação, prática e oportunidades aos pequenos produtores interessados em conhecer o potencial do cultivo de cacau em Mato Grosso.

O workshop acontece nesta quinta-feira, 11 de setembro, das 14h às 17h, no Parque de Exposições. A programação inclui palestras sobre a implantação do sistema produtivo do cacau, conduzidas por técnicos da SEAPA e extensionistas da Empaer, além da apresentação sobre pós-colheita e beneficiamento, com o consultor técnico Leandro Ezequiel Oliveira, de Rondônia.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Alceu Grapeggia, o objetivo é aproximar os produtores da realidade de um mercado em plena expansão.

“Vamos mostrar desde o plantio até a industrialização. Teremos inclusive uma pequena máquina que fará a produção de chocolate durante o evento, permitindo que os visitantes degustem um produto puro”,

explicou.

O secretário destacou que a iniciativa conta com o apoio do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Famato, Senar, Empaer e outras instituições. A proposta é oferecer conhecimento técnico e incentivar a diversificação da produção agrícola local.

“O Brasil, que já foi exportador de cacau, hoje importa 50% do que consome. É um mercado promissor e aquecido, com boas perspectivas de preço”,

garante.

“Um produtor pode cultivar até 3 hectares sozinho e realizar colheitas diárias, desde que siga as técnicas adequadas”.

Segundo Grapeggia, a SEAPA vem se preparando para orientar os agricultores, inclusive buscando referências em Rondônia e Alta Floresta para a implantação da cultura no município.

“Buscamos a melhor informação para que o produtor possa desenvolver a sua cultura, a sua atividade e que isso realmente seja uma atividade rentável na sua propriedade”,

completou.

O convite é aberto a todos os interessados, especialmente aos pequenos produtores que desejam diversificar sua produção e apostar em uma cultura de alto potencial econômico.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria