A viagem contou ainda com representantes da Associação Mato-grossense de Municípios
Após 13 dias no Japão, o prefeito de Tangará da Serra Vander Masson reassumiu seu cargo trazendo na bagagem experiências e ideias para o futuro. O gestor participou da Missão Técnica Internacional do Sebrae, que reuniu sete prefeitos e secretários de diversas cidades brasileiras. A viagem contou ainda com representantes da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT) e da Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT) que participaram de encontros com lideranças políticas, empresas de tecnologia e instituições acadêmicas.
Entre as experiências, o prefeito destacou a visita à cidade inteligente de Toyosu, em Tóquio, e relatou a visita a estações de tratamento de esgoto, que no Japão recebem o nome de “recuperadoras de água”.
“Achei interessante isso, porque eles pegam uma água que está suja, que está contaminada, e recuperam. Eles devolvem uma água de qualidade para o mar”,
explicou.
Outro ponto observado foi a gestão de resíduos sólidos, que, segundo Vander, todo o lixo vira energia. “Todo o lixo que vai após a reciclagem é incinerado e gerado energia”. Para o prefeito, o aprendizado reforça o caminho de Tangará da Serra rumo à inovação.
“A palavra- -chave é sustentabilidade, conexão, integração e futuro. As pesquisas estão em cima dessas ações para poder construir uma sociedade melhor”.
O prefeito destacou ainda soluções urbanas observadas no Japão, especialmente no trânsito e no transporte coletivo.
“Praticamente não tem estacionamento. As ruas são um pouco estreitas e tem pouquíssimo estacionamento. Porém, é um trânsito de veículos intenso, muito trem urbano, muito metrô, muito trem bala, que é um transporte rápido, seguro, confortável”,
concluiu.