Diário da Serra

SAÚDE MENTAL - Setembro Amarelo impulsiona debate sobre melhorias na saúde mental em Tangará da Serra

Áquila Barros / Estágio de Jornalismo 18/09/2025 Saúde

Vereador propõe ampliação do atendimento psicológico no período noturno

Saúde

Durante sessão na Câmara Municipal, na terça-feira, 16, o vereador Professor Sebastian reforçou seu compromisso com a saúde mental do município, destacando avanços já conquistados e apresentando novas propostas voltadas ao fortalecimento do atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública de Tangará da Serra.

Segundo ele, a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i) é uma realidade e representa um passo importante no cuidado de crianças e adolescentes. As obras estão em andamento ao lado da antiga Casa do Adolescente, fruto de parceria entre o Governo Federal e o Município.

“Nós temos um compromisso com a saúde mental em Tangará da Serra. Desde que estamos na Câmara, temos lutado pela implantação de políticas públicas em prol da saúde mental em nosso município. Já avançamos em muitos aspectos e um deles eu ressalto: os esforços da gestão com relação à implantação do Caps i em Tangará da Serra, que já é uma realidade e atende crianças e adolescentes em nosso município”,

destacou.

Apesar dos avanços, o Caps Adulto segue funcionando em prédio alugado. A falta de uma sede definitiva preocupa o vereador, situação que motivou uma de suas indicações.

“O Caps Adulto continua o seu trabalho. Porém, nós não temos ainda uma determinação oficial da obra, que é um público que também precisamos atender. Portanto, estamos indicando e cobrando para que o Município se esforce a fim de que tenhamos uma unidade sede oficial e própria, que não dependa de aluguel para atender nossa população”,

afirmou.

Outra proposta apresentada pelo vereador trata da ampliação do acesso à saúde mental no município. Ele sugeriu que os atendimentos psicológicos também sejam oferecidos no período noturno, assim como já ocorre com as consultas médicas no Centro de Saúde e Especialidades. Aproveitando o contexto do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, o vereador destacou a importância de expandir os serviços nesse período.

“Estamos cobrando que o Centro de Especialidades de nosso município, assim como já atende o público no período noturno, possa também expandir os serviços psicológicos. Que o município ofereça esse atendimento noturno no Centro de Especialidades”,

explicou. 

Na avaliação do vereador, a ampliação dos atendimentos noturnos ajudaria a desafogar, em parte, a demanda do Caps Adulto, ao mesmo tempo em que garantiria mais acesso e acolhimento à população.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria