Diário da Serra
Diário da Serra

Dia D do Outubro Rosa tem números expressivos

Paulo Desidério / Redação DS 27/10/2019 Saúde

O dia D rendeu mais de 140 coletas e cerca de 250 testes rápidos

Ações ocorreram em seis unidades de saúde

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ao longo do último sábado, 26, nos períodos matutino e vespertino, ações do Dia D do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização acerca da prevenção contra o câncer de mama.


Os preventivos tiveram como público alvo, mulheres de 25 a 64 anos de idade. No Posto Central, mulheres de 50 a 69 anos passaram por exames de mamografia. O atendimento foi feito das 07h00 às 16h00 no Posto Central e unidades de saúde dos bairros Alto da Boa Vista, Jardim Presidente, Jardim Tangará II, Morada do Sol e Jardim Santa Isabel. De acordo com números levantados pela Secretaria de Saúde, o dia D rendeu mais de 140 coletas e cerca de 250 testes rápidos. 


A secretária de saúde de Tangará da Serra, Dienifer Feix, avaliou como positivo o dia exclusivamente dedicado às ações.


“Foi uma boa campanha. As unidades permanecem com ações até o fim do mês. Foram 143 coletas no dia D, na sexta-feira teremos o total do Outubro Rosa geral, porque tivemos intensificação durante o mês todo nas coletas”, afirmou. 


O Outubro Rosa busca alertar especialmente o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero. O primeiro, também pode acometer homens. 


Para se ter ideia, de acordo com números divulgados no começo deste mês pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), em todo o ano de 2018, 413 casos de câncer de mama foram diagnosticados no estado de Mato Grosso. O número representa uma média de 1,13 diagnóstico por dia. Somente em 2019, 109 mulheres morreram em decorrência da doença, que representa 27,5% do total de casos considerados cancerígenos. As ações do Outubro Rosa continuam.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria