Diário da Serra
Diário da Serra

Saúde inicia vacinação de adultos contra sarampo

Fabíola Tormes / Redação DS 18/11/2019 Saúde

Pessoas entre 20 e 29 anos devem procurar as unidades de saúde

A campanha segue até o dia 30 de novembro

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra iniciou nesta segunda-feira, 18, a segunda etapa da vacinação contra o sarampo, com objetivo de imunizar os adultos, de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia.


A campanha segue até o dia 30 de novembro, oportunidade em que 68.814 mato-grossenses, entre 20 e 29 anos, que não estão imunizados contra a doença, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima. Os dados são do Ministério da Saúde. “Esse grupo precisa ter duas doses da vacina para ser considerado imunizado”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero, ao destacar a importância dessas pessoas de procurarem uma unidade de saúde e levar o cartão vacinal para que possa ser imunizado. Se não puder comprovar que já recebeu alguma dose da vacinação, a pessoa vai tomar a primeira dose da vacina normalmente e 30 dias depois irá tomar a segunda dose.


O sarampo, alerta a coordenadora, é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. “Lembrando mais uma vez que o sarampo é uma doença grave, que pode ocasionar o óbito e que, inclusive, temos registro de óbitos em vários locais do país (…) e por isso a gente precisa prevenir”, reforça Herrero, ao destacar que a vacina fica disponível durante todo o ano, nas unidades de saúde, e agora a imunização foi intensificada para este público, diante das ocorrências registradas.


A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área. (Com informações SES-MT)
 

Diário da Serra

Notícias da editoria