Diário da Serra
Diário da Serra

Campanha de doação de sangue inicia hoje

Rodrigo Soares / Redação DS 24/11/2019 Saúde

Programação do Dia Nacional do Doador Voluntário inicia na Unitan

Campanha acontecerá na sede da Unitan

Hoje, dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Como forma de agradecer as pessoas que durante todo ano realizaram suas doações e ajudaram a salvar vidas, o Executivo Municipal, através da  Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan), realizará no decorrer desta semana uma campanha especial de doação de sangue no município.

 
De acordo com a coordenadora Unitan, Juliana Gramarim, a abertura da programação acontecerá  nesta segunda às 9h na sede da unidade, onde um coquetel e benção serão oferecidos aos doadores e equipe envolvida.


“Durante essa semana, iremos intensificar a campanha de doação de sangue. Esperamos aumentar as coletas para garantia do estoque para o final do ano”, comentou a coordenadora, ao destacar que no decorrer da semana será oferecido um lanche diferenciado aos doadores.


Atualmente, o estoque de sangue na Unitan está em situação de alerta, necessitando da solidariedade e colaboração dos doadores que já são regulares e também de novos doadores. “Já tem um tempo que não estamos na quantidade ideal. Tivemos um aumento no banco de sangue assim que mudamos para nossa nova sede, mas depois teve uma queda significativa nos meses de julho, agosto e setembro”, informou a responsável. Para sair da situação de alerta, é necessário que a unidade tenha em média 260 bolsas de sangue por mês. Contudo, nos últimos dois meses conseguiu apenas 230 e 204 coletas, respectivamente.


“Convido todos os que já são doadores e também aqueles que desejam iniciar as doações, para comparecerem durante a nossa campanha e também após essa semana, porque a doação de sangue é extremamente importante e pode ser fundamental para salvar vidas”, convidou a coordenadora.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria