Diário da Serra
Diário da Serra

IFMT realiza formatura de 42 índios em curso FIC

Carla Londero / Ascom IFMT 04/12/2019 Educação

O curso teve início no dia 19 de agosto, com duração de 160 horas

Cerimônia realizada na última sexta

Na última sexta-feira, 29, ocorreu a cerimônia de certificação de 42 indígenas, que concluíram o curso de Gestão de Negócios, modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis. A cerimônia contou com a participação de autoridades, servidores do campus e comunidade indígena.


O curso teve início no dia 19 de agosto e foi encerrado após completar a carga horária total de 160h, distribuídas em aulas nos períodos matutino e vespertino, uma semana por mês. O objetivo foi atender a demanda da educação voltada aos indígenas, visando capacitá-los para o trabalho em gestão de negócios em suas aldeias e, além disso, buscou desenvolver aptidões para a vida produtiva e social, qualificar para o trabalho e favorecer a elevação de capacitação profissional dos representantes da comunidade indígena.


Para o Presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, esse curso é exemplo de um belo trabalho que está sendo executado. “Ações como essa são viabilizadas através de parcerias entre a comunidade, cooperativas, FUNAI e instituições de Ensino. Parabéns ao IFMT pela iniciativa e oportunidade”, disse.
O coordenador indígena do projeto de capacitação, Genilson André Kezomae, muito emocionado e agradecido, destacou também a importância das Organizações Não Governamentais (ONGs), TNC e OPAN, que tiveram papel fundamental na realização do curso, visto que custearam transporte, alimentação e hospedagem aos alunos indígenas.


Participaram da cerimônia amigos e familiares indígenas, caciques e lideranças indígenas, representantes das ONGs, da Funai, servidores do IFMT, autoridades locais e de Sapezal, representantes de cooperativas e deputados.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria