Diário da Serra
Diário da Serra

Mutirão do Dezembro Laranja recebe bom público

Paulo Desidério / Redação DS 08/12/2019 Saúde

População foi à Clínica da Família e passou por consultas gratuitas

Mutirão aconteceu no sábado

A campanha “Dezembro Laranja”, voltada à prevenção ao câncer da pele, está sendo realizada ao longo deste mês em todo o país. A mobilização é coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Tangará da Serra novamente aderiu à campanha e promoveu ação preventiva no último sábado, 07. Na oportunidade, pacientes com manchas na pele e que apresentavam fatores de risco puderam participar da triagem realizada na Clínica da Família, realizada entre as 08h00 da manhã e meio-dia.


A população, preocupada com sua saúde, esteve no local para passar pelas consultas gratuitas, feitas em parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Estima-se que mais de 500 atendimentos tenham sido feitos. 


Maria de Lourdes tem 59 anos. Ao DS, ela contou que trabalhou no campo por muitos anos, completamente exposta ao sol, o que provocou o surgimento de algumas manchas em sua pele. Ela aproveitou a ação para passar pelo exame.


“Naquele tempo não tinha a preocupação que tem hoje, a gente não usava protetor solar, no máximo uma roupa mais comprida e um chapéu. Fiquei sabendo que ia ter a ação aqui hoje e vim consultar. É muito importante cuidar da saúde, a gente precisa cuidar”, disse.


Silencioso, o câncer de pele, a exemplo de outros tipos da doença, pode ter sua cura facilitada caso seja descoberto no início.


Em Mato Grosso, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 1.250 caos novos do tipo não melanoma entre os homens, e 1.520 nas mulheres para o cada ano do biênio 2018-2019. Esses números correspondem uma taxa bruta de 72,54 registros novos a cada 100 mil pessoas do sexo masculino e, 92,09 para cada 100 mil do sexo feminino. O mutirão de sábado também ocorreu em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria