Diário da Serra
Diário da Serra

Tangaraenses podem participar de consulta sobre saúde bucal

Fabíola Tormes / Redação DS 09/01/2020 Saúde

Levantamento ‘SB Brasil 2020’ é realizado a cada 10 anos

A consulta pública vai até o dia 17 de janeiro

Identificar as principais doenças odontológicas do país e, com isso, aprimorar políticas públicas de saúde bucal. Esse é o objetivo do 5º levantamento epidemiológico de saúde bucal do país, intitulado de “SB Brasil 2020”, que, por meio de consulta pública, contribuíra na construção de metodologia do documento.


Assim, para contribuir no processo, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), ao lado do Conselho Federal de Odontologia (CFO), está convocando os profissionais da área e também sociedade em geral a participarem. “Este será o quinto levantamento com o objetivo de identificar as principais doenças odontológicas do nosso país para que, por meio disso, se crie políticas públicas voltadas para promoção, prevenção e assistência a saúde bucal”, explica o cirurgião-dentista e delegado regional, José Marcos Squillace, ao convocar os tangaraenses para este importante processo. “Importante lembrar que esse levantamento ocorre apenas a cada 10 anos, sendo assim, não podemos deixar de preencher o rápido questionário, no link dessa matéria. Contamos com a importante colaboração de todos, para que juntos, possamos melhorar a saúde bucal em nosso município”.


Além da consulta pública, haverá ao longo de seis meses de 2020, exames bucais, que serão realizados nos domicílios, com aplicação de questionário para avaliar a prevalência e os principais agravos bucais, assim como fatores relacionados à situação socioeconômica, acesso a serviços odontológicos e percepção de saúde.


A consulta pública vai até o dia 17 de janeiro e consiste no preenchimento de formulário, que pode ser acessado pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfio9xL-2nWBLT1qc11F5_ZBLRhm5nuqPCDIiyyCHvdgH9N1g/viewform.


(Com informações Assessoria CRO-MT)
 

Diário da Serra

Notícias da editoria