Diário da Serra
Diário da Serra

Executivo exonera professores de cargos comissionados; profissionais citam perseguição política

Rodrigo Soares/ Redação DS 05/02/2020 Política

Professor Abner, que é vice-presidente do Sintep, foi um dos exonerados

Política

O Executivo Municipal de Tangará da Serra publicou na última terça-feira, dia 04, a exoneração de três profissionais de Educação que exerciam atividade em cargos comissionados. A decisão foi comunicada aos servidores nesta quarta-feira, 05, oportunidade em que os professores Abner Alcantara dos Santos, Aroldo Miguel Chaves e Maria José Batista foram exonerados. Abner e Aroldo eram coordenadores pedagógicos, enquanto Maria José era diretora de uma escola no município.

 

O fato veio à tona após o professor Abner postar sua indignação nas redes sociais, apontando as exonerações como perseguição política por parte do Executivo Municipal.

"Fomos chamados no gabinete do secretário de Educação e comparecemos. Nós três chegamos e o secretário nos mostrou a portaria, comunicando as exonerações, disse que foi decisão do prefeito. Entendo como perseguição política", enfatizou o professor ao Diário da Serra, ao se defender da exoneração pelo fato de ter sido eleito democraticamente através da Lei de Gestão Municipal 157/2011 em 2018, com votos dos professores e da comunidade escolar. "Não há nada que desabone nossa conduta profissional. Vamos continuar na luta por nenhum direito a menos".

 

Com a notícia das exonerações, os professores chegaram a procurar a Polícia Judiciária Civil (PJC) para registrar um Boletim de Ocorrência com a a administração municipal. Contudo, os profissionais foram orientados pelos policiais a procurarem o Ministério Público. "E vamos procurar! Acionamos também o jurídico do Sintep. Lembrando que não temos problema nenhum em voltar às salas de aula, mas tem que respeitar a lei", finalizou. A portaria de exoneração foi assinada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira, secretário de Educação Gilmar Utzig e secretária de Administração, Maria das Graças Souto.

Diário da Serra

Notícias da editoria