Diário da Serra
Diário da Serra

Cartório eleitoral atende eleitores com títulos cancelados em horário ampliado

Rodrigo Soares / Redação DS 18/02/2020 Política

Atendimentos continuarão ocorrendo após o fim do plantão

Atendimentos ocorrem das 08h às 18h

Os eleitores que não compareceram nos prazos estipulados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para se adequar com as novidades trazidas com o cadastramento biométrico e agora estão com o título cancelado, têm a possibilidade de regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Com objetivo de facilitar o acesso, o cartório da 19º Zona Eleitoral de Tangará da Serra está desde o início dessa semana atendendo esse público em horário ampliado, sendo das 08h às 18h.


De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Luis Gustavo Romko, o atendimento em horário diferenciado permanecerá até a próxima sexta-feira, 21. “Entretanto, o Cartório Eleitoral não vai parar os atendimentos após o dia 21. O eleitor poderá ainda vir para regularizar a situação, mesmo os que estão com o título cancelado”, enfatizou o responsável, ao destacar que a semana de horário ampliado em Tangará da Serra atende uma determinação do TRE para oportunizar aos eleitores que estão com os títulos cancelados a regularizarem a situação e assim irem às urnas na eleição suplementar para o cargo de senador, programada para acontecer no dia 26 de abril.


“Esses eleitores que não compareceram na biometria estão impedidos de votar porque seus títulos estão cancelados. Sendo assim, eles estão impedidos de votar também para prefeitos e vereadores, além de uma série de penalidades, como não poder tirar passaporte, não poder fazer matrícula em universidade, não poder ter financiamento público, então é uma série de restrições para as pessoas que estão com título cancelado. O principal é a questão de não poder votar nessas eleições que estão próximas”, relatou.


Com o horário ampliado, ainda de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, o público tem atendido o chamado e comparecido para a regularização. Contudo, apenas 50% do comparecimento é referente ao eleitorado com título cancelado e que deseja votar na eleição suplementar para o cargo de senador, público-alvo do plantão de atendimento estabelecido pela Justiça Eleitoral.


“Houve um aumento significativo nos atendimentos, porém um aumento grande dos eleitores que querem transferir seus títulos para Tangará da Serra e os novos eleitores. Esse período agora estamos com o plantão para atender com prioridade quem está com o título cancelado para que passam votar nas próximas eleições”, disse. Atualmente, 18 mil eleitores estão com o título cancelado em Tangará da Serra.

Diário da Serra

Notícias da editoria