Diário da Serra

Unemat produz e doa protetores faciais em acrílico e capsulas de baixa pressão

Lygia Lima | Assessoria Unemat 26/05/2020 Educação

Além dos protetores faciais em acrílico, conhecidos como face shield, para profissionais de saúde do município, os alunos do curso de Computação produziram capsulas de pressão para serem utilizados nos leitos com pacientes da Covid-19

Educação

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado firmou uma parceria com a Câmara Municipal de Alto Araguaia para aquisição de uma impressora 3D e o campus está produzindo equipamentos de proteção contra a Covid-19.


Além dos protetores faciais em acrílico, conhecidos como face shield, para profissionais de saúde do município, os alunos do curso de Computação produziram capsulas de pressão negativa para serem utilizados nos leitos com pacientes da Covid-19.


O professor e pesquisador Fernando Yoiti Obana, explica que as capsulas produzidas pela Unemat permitem a utilização com ventilação não invasiva, de forma que o paciente não expire o vírus, já que o equipamento possui um exaustor e um filtro.


“Esse é um equipamento de proteção coletiva, porque visa a segurança dos profissionais de saúde ao lidar com o paciente com a Covid-19, sem que seja exposto ao risco”, explica o professor.


A parceria firmada entre o campus da Unemat em Alto Araguaia já permitiu a entrega de 70 face shield para o município e a meta é chegar a 200 equipamentos de proteção individual. Além do menor custo, o fato dessas máscaras em acrílico serem produzidas localmente proporcionam mais rapidez no atendimento da demanda que possa surgir.


Quanto as capsulas, foram entregues ao hospital três equipamentos, dado que a unidade de saúde possui três leitos hospitalares destinados a pacientes que tenham contraído o coronavírus.


O presidente da Câmara de Alto Araguaia, Jorge Melo, destacou a importância da parceria com a Unemat na ação de combate ao coronavírus. Na solenidade de entrega dos equipamentos (ocorrida na semana passada), o vereador lembrou o empenho da direção da instituição, dos professores e dos alunos ao se engajarem nessa ação junto com os vereadores do município.


O prefeito municipal, Gustavo Melo, também destacou a participação da Unemat. “A Unemat está fazendo justiça social com o seu trabalho. A universidade está aqui em Alto Araguaia há mais de 20 anos e só tem trazido benefícios. Essa ação demonstra a diferença e forma bons profissionais”, destacou.

Notícias da editoria