Diário da Serra
Diário da Serra

Conseg discutirá implantação do projeto Canil de Resgate em Tangará da Serra

Fabíola Tormes / Redação DS 26/07/2020 Polícia

A reunião acontecerá nesta terça, no Auditório da Delegacia de Polícia

Polícia

Representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública Tangará da Serra (Conseg) e autoridades convidadas se reunirão nesta terça-feira, dia 28, para discutir a implantação do Projeto Canil de Resgate em Tangará da Serra. 


A proposta será apresentada pelo Perito Oficial Criminal do estado, Jim Aburaya, grande entusiasta e conhecedor da área. Ele é bacharel, mestre e doutor em Física e Médico Veterinário. “Deste entusiasmo pela Segurança Pública fizeram-me participar de dezenas de cursos na área, inclusive em operações com cães como: o curso de “Busca e Captura por Odor Específico” com instrutores do canil de SC e de “Faro de Entorpecentes” com instrutores do Canil de Fronteira de Cáceres (Canilfron) e de Pontes e Lacerda”, conta o perito. As informações serão repassadas pelo conhecimento adquirido também no canil de Rondônia; dos Bombeiros de Várzea Grande (Núcleo de Operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães); o canil ATAC (Ações Táticas com Cães) de Pontes e Lacerda; o canil do Batalhão de Operações Especiais da PM e do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas, ambos de Cuiabá; o da Marinha do Brasil, responsável pelo curso “Cães de Guerra”; do premiado canil da Guarda Municipal de Jundiaí/SP.


O projeto Canil de Resgate já vem sendo discutido e será oficialmente apresentado em Tangará da Serra. “Esse entusiasmo precisa de apoio institucional para a oficialização do canil, sua integração (propositura ao Secretário de Segurança Pública), sua construção (locação de espaço), sua inicialização (materiais, cães) e sua manutenção (materiais, contas de consumo). O estado não precisa contratar, ninguém. Apenas “emprestar” alguns de seus operadores (de seus cargos atuais) para se engajarem no canil, e o Conseg viabilizar (como aconteceu com o canil de Pontes e Lacerda). Ainda, das diversas conversas com os amigos/colegas de outros canis, ainda a confluência de capacitações e procedimentos dos envolvidos com o universo das operações com cães”, analisou Jim Aburaya. 


A reunião acontecerá nesta terça, às 19h, no Auditório da Delegacia de Polícia Civil Judiciária de Tangará da Serra. 

Diário da Serra

Notícias da editoria